Biblioteca escolar e formação de leitores: relato de experiência de mediação de leitura em Libras para ouvintes
Palavras-chave:
Mediação da leitura. Língua Brasileira de Sinais. Formação do Leitor. Biblioteca Escolar.Resumo
O presente trabalho visa a compartilhar uma experiência bem-sucedida de mediação de leitura na biblioteca escolar com a Língua Brasileira de Sinais, realizada no Colégio Marista Santa Maria, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A mediação foi realizada pelas educadoras que atuam nesse espaço com turmas de 2º, 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I, no intuito de contribuir para a formação de leitores críticos e que compreendam a leitura em suas múltiplas formas, além de apresentá-los à língua de sinais e facilitar a comunicação deles com uma auxiliar de biblioteca da escola que é surda. Partimos do proposto por Zilberman (1982) e Freire (1989), que compreendem a leitura de forma ampla, contemplando a leitura de mundo. Além disso, trazemos Dantas (2019) e Lois (2010), sobre mediação de leitura e a importância da leitura literária, além de Roca (2012) e Moraes et al (2015) sobre o papel desempenhado pela biblioteca escolar. Também corroboramos com a ideia defendida em Pereira e Bortolin (2016), que considera a Língua Brasileira de Sinais como uma importante forma de comunicação a uma grande parcela da população. Percebemos que houve uma mudança no comportamento dos estudantes e professores em relação à LIBRAS e à educadora surda que atua no espaço da biblioteca. Além disso, salientamos que a atividade demonstrou ser de grande valor para esta última, que se sentiu valorizada em seu ambiente de trabalho e apontamos para a necessidade de realização de mais ações similares à apresentada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings. A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina está indexada:
Portal Brasileiro de Repositórios e Periódicos de Acesso Livre http://www.ibict.br/oasis.br/
Diálogo Científico - Ciência da Informação - http://dici.ibict.br/
DOAJ - Directory Open Access Journal - http://www.doaj.org
DIALNET - http://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?tipo_busqueda=CODIGO&clave_revista=12120
LATINDEX - http://www.latindex.org
OAISTER - http://www.oaister.org
PKP system - http://pkp.sfu.ca/harvester/
Holmes - Descobrindo a Ciência da Informação por você - Feudo.org http://www.holmes.feudo.org/index.php
A Revista ACB consta no Portal de Periódicos CAPES - Qualis B Nacional - avaliação de 2004a 2006 - http://www.periodicos.capes.gov.br/
A Revista ACB consta no Portal de Acesso à Informação Científica (Periódicos Acesso Livre - CAPES) - Texto Completo - http://acessolivre.capes.gov.br/acessoLivreTextoCompleto.jsp
e na Biblioteca de Periódicos Eletrônicos disponibilizado pela Biblioteca Universitária de Regensburg (Alemanha) - Die Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universitätsbibliothek Regensburg http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/ .
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.