Voltando para casa com a “mala cheia de saber”

perspectivas de uma postura protagonista de discentes quilombolas de Biblioteconomia

Auteurs

Résumé

O objetivo deste estudo foi o de evidenciar nas narrativas de discentes quilombolas dos cursos de Biblioteconomia indícios de posturas protagonistas em favor de suas comunidades. Quanto à trajetória metodológica, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, de natureza qualitativa, que teve como técnica a aplicação de questionários junto aos(às) discentes dos cursos de Biblioteconomia, nas modalidades presencial e à distância, no Brasil. Entre os resultados, pôde-se observar que quinze (15) discentes expressaram o desejo em retornar a sua comunidade e apenas dois (2) deles(as) responderam de maneira negativa sobre essa possibilidade. Constatou-se que existe o desejo desses(as) discentes de desenvolverem projetos para/com sua comunidade, em que dispositivos informacionais e culturais possam estar à disposição dessa, o que evidencia uma postura protagonista por parte desses(as) discentes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Kátia de Oliveira Rodrigues, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA.

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA.

Références

BRAGA, Luis Paulo Vieira. Compreendendo probabilidade e estatística. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 14 fev. 2023.

CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Mediação da leitura e alteridade na educação literária. Informação & Sociedade: Estudos, v. 30, n. 4, p. 1-14, 2020.

CIAMPA, Antonio da Costa. Identidade. In: LANE, Silva Tatiana Maurer et al (org.). Psicologia Social: o homem em movimento. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. Cap. 6. p. 58-75.

DAMATTA, Roberto da. Você tem cultura? Jornal da Embratel, Rio de Janeiro, p. [1-4], 1981.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. 248 p. Tradução de: Jess Oliveira.

LIMA, Celly de Britto; PERROTTI, Edmir. Bibliotecário: um mediador cultural para a apropriação cultural. Informação@Profissões, Londrina, v. 5, n. 2, p. 161 – 180, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2017/02/pdf_33d83e264a_0000022785.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.

PERROTTI, Edmir. Sobre informação e protagonismo cultural. p. 11-26. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira (org.). Informação e protagonismo social. Salvador: Edufba, 2017.

RIBEIRO, Djamila. O que é: lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.

SILVA, Bárbara Damiane da; SANTOS NETO, João Arlindo dos. Práticas de mediação cultural nas bibliotecas públicas municipais de Londrina/PR. Biblionline, João Pessoa,n. 2, v. 13, p. 30-43, 2017. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/16140. Acesso em: 9 fev. 2023.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Perspectivas sociais em biblioteconomia: percepções e aplicações. In: SPUDEIT, Daniela; MORAES, Marielle de (org.). Biblioteconomia social: epistemologia transgressora para o século XXI. São Paulo: ABECIN, 2018. p. 25-48.

Téléchargements

Publiée

2024-11-11

Comment citer

Rodrigues, K. de O., & Santos, R. do R. (2024). Voltando para casa com a “mala cheia de saber”: perspectivas de uma postura protagonista de discentes quilombolas de Biblioteconomia. Revista ACB, 28(3), 1–18. Consulté à l’adresse https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/2093