Voltando para casa com a “mala cheia de saber”
perspectivas de uma postura protagonista de discentes quilombolas de Biblioteconomia
Resumen
O objetivo deste estudo foi o de evidenciar nas narrativas de discentes quilombolas dos cursos de Biblioteconomia indícios de posturas protagonistas em favor de suas comunidades. Quanto à trajetória metodológica, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, de natureza qualitativa, que teve como técnica a aplicação de questionários junto aos(às) discentes dos cursos de Biblioteconomia, nas modalidades presencial e à distância, no Brasil. Entre os resultados, pôde-se observar que quinze (15) discentes expressaram o desejo em retornar a sua comunidade e apenas dois (2) deles(as) responderam de maneira negativa sobre essa possibilidade. Constatou-se que existe o desejo desses(as) discentes de desenvolverem projetos para/com sua comunidade, em que dispositivos informacionais e culturais possam estar à disposição dessa, o que evidencia uma postura protagonista por parte desses(as) discentes.
Descargas
Citas
BRAGA, Luis Paulo Vieira. Compreendendo probabilidade e estatística. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 14 fev. 2023.
CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Mediação da leitura e alteridade na educação literária. Informação & Sociedade: Estudos, v. 30, n. 4, p. 1-14, 2020.
CIAMPA, Antonio da Costa. Identidade. In: LANE, Silva Tatiana Maurer et al (org.). Psicologia Social: o homem em movimento. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. Cap. 6. p. 58-75.
DAMATTA, Roberto da. Você tem cultura? Jornal da Embratel, Rio de Janeiro, p. [1-4], 1981.
GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. 248 p. Tradução de: Jess Oliveira.
LIMA, Celly de Britto; PERROTTI, Edmir. Bibliotecário: um mediador cultural para a apropriação cultural. Informação@Profissões, Londrina, v. 5, n. 2, p. 161 – 180, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2017/02/pdf_33d83e264a_0000022785.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.
PERROTTI, Edmir. Sobre informação e protagonismo cultural. p. 11-26. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira (org.). Informação e protagonismo social. Salvador: Edufba, 2017.
RIBEIRO, Djamila. O que é: lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.
SILVA, Bárbara Damiane da; SANTOS NETO, João Arlindo dos. Práticas de mediação cultural nas bibliotecas públicas municipais de Londrina/PR. Biblionline, João Pessoa,n. 2, v. 13, p. 30-43, 2017. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/16140. Acesso em: 9 fev. 2023.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Perspectivas sociais em biblioteconomia: percepções e aplicações. In: SPUDEIT, Daniela; MORAES, Marielle de (org.). Biblioteconomia social: epistemologia transgressora para o século XXI. São Paulo: ABECIN, 2018. p. 25-48.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista ACB
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings. A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina está indexada:
Portal Brasileiro de Repositórios e Periódicos de Acesso Livre http://www.ibict.br/oasis.br/
Diálogo Científico - Ciência da Informação - http://dici.ibict.br/
DOAJ - Directory Open Access Journal - http://www.doaj.org
DIALNET - http://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?tipo_busqueda=CODIGO&clave_revista=12120
LATINDEX - http://www.latindex.org
OAISTER - http://www.oaister.org
PKP system - http://pkp.sfu.ca/harvester/
Holmes - Descobrindo a Ciência da Informação por você - Feudo.org http://www.holmes.feudo.org/index.php
A Revista ACB consta no Portal de Periódicos CAPES - Qualis B Nacional - avaliação de 2004a 2006 - http://www.periodicos.capes.gov.br/
A Revista ACB consta no Portal de Acesso à Informação Científica (Periódicos Acesso Livre - CAPES) - Texto Completo - http://acessolivre.capes.gov.br/acessoLivreTextoCompleto.jsp
e na Biblioteca de Periódicos Eletrônicos disponibilizado pela Biblioteca Universitária de Regensburg (Alemanha) - Die Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universitätsbibliothek Regensburg http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/ .
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.