Práticas educativas e mediação bibliotecária na promoção da saúde mental no Instituto Federal de Educação de Rondônia: um relato de experiência

Autores/as

Palabras clave:

Bibliotecário. Biblioteca. Saúde Mental. Práticas socioculturais. Suicídio.

Resumen

Este trabalho apresenta um relato de experiência realizada por bibliotecários, professores e psicólogos sobre atividades de promoção da saúde mental para alunos do Ensino Médio e dos cursos de graduação que utilizam a biblioteca multinível do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho-Calama. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca o índice de crescimento de suicídios e doenças psicológicas, principalmente entre adolescentes e jovens. Por essa razão, identificamos a necessidade de realizar ações conscientizadoras e educativas que contribuam para a efetivação de um currículo diferenciado do tradicional, com atividades educativas mais humanizadoras e que priorizam o bem estar mental. Os dados deste estudo foram obtidos por meio de fontes bibliográficas e documentais, com destaque para o projeto do evento, relatório final e fotografias. As atividades foram delimitadas em cinco categorias (cinema, leitura, palestras, mural interativo e escrita), com ações direcionadas para a saúde mental a partir do Setembro Amarelo, mês instituído no Brasil para discutir e divulgar a prevenção do suicídio e doenças mentais. Como resultados positivos, foram esclarecidas dúvidas com os psicólogos e orientadas obras de autoajuda e psicologia na biblioteca do campus. Perante os relatos, compreendemos que os professores, alunos, auxiliares de biblioteca e bibliotecários mudaram suas percepções quanto aos cuidados com a saúde mental e se tornaram agentes conscientes da prevenção. Destacamos, ainda, que servidores e alunos procuraram ajuda com psicólogos da instituição e psiquiatras, incentivados pelas atividades promovidas na biblioteca.

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Biografía del autor/a

Evandro Silva de Sousa, Universidade Federal de Rondônia-UNIR (Estudante -Mestrando) Instituto Federal de Educação de Rondônia-IFRO (Servidor - Bibliotecário)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Mestrado Profissional, na Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Bibliotecário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia -IFRO. ORCID https://orcid.org/0000-0003-1420-5851 CV-Lattes: http://lattes.cnpq.br/2622114230360718 E-mail: evandro.sousa@ifro.edu.br

Miriã Santana Veiga, Universidade Federal de Rondônia-UNIR (Estudante -Doutoranda) Instituto Federal de Educação de Rondônia-IFRO (Servidora - Bibliotecária)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Profissional (PPGEEProf/UNIR). Mestre em Educação. Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Campus Porto Velho-Calama, ORCID https://orcid.org/0000-0003-1871-0193 CV-Lattes: http://lattes.cnpq.br/6972809956894530. E-mail: miria.veiga@ifro.edu.br

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia - UNIR (Docente)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil (2008). Professora de Educação da Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Campus José Ribeiro Filho, ORCID https://orcid.org/0000-0002-5283-2509. CV-Lattes: http://lattes.cnpq.br/6972809956894530. E-mail: jussara.pimenta@unir.br.

Publicado

2021-07-12

Cómo citar

Sousa, E. S. de, Veiga, M. S., & Pimenta, J. S. (2021). Práticas educativas e mediação bibliotecária na promoção da saúde mental no Instituto Federal de Educação de Rondônia: um relato de experiência. Revista ACB, 26(1), 1–15. Recuperado a partir de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1779

Número

Sección

Relato de experiência