Extensão universitária como prática de mediação: o projeto Nas Entrelinhas da Arte na interação entre a Universidade Federal do Cariri e a Escola de Ensino Médio José Bezerra de Menezes em Juazeiro do Norte
Palabras clave:
Extensão Universitária. Mediação da Informação. Integração universidade-escola. Projeto Nas entrelinhas da arte.Resumen
O estudo tem como objetivo investigar as práticas de Extensão Universitária como fenômeno de mediação no âmbito do projeto “Nas entrelinhas da arte”, visando perceber a integração entre a Universidade Federal do Cariri - Campus Juazeiro do Norte e a Escola de Ensino Médio José Bezerra de Menezes. Assim, como os impactos promovidos nas comunidades envolvidas. Metodologicamente, a pesquisa engloba três fases em seu processo de condução: 1) quantos aos fins (exploratória e descritiva), meios (bibliográfica, documental e estudo de caso) e a abordagem (qualitativa); 2) tem-se o recorte espacial (ações extensionistas do projeto citado), atores sociais (discentes das turmas de Ensino Médio: 1ª Série ‘G’ e 3ª Série ‘D’) e o plano amostral (amostragem intencional); 3) engloba o instrumento de coleta de dados (questionário), assim como o procedimento de análise e interpretação dos dados (análise de conteúdo). Através da análise e interpretação dos dados compreendeu-se que os serviços e produtos de informação desenvolvidos no projeto propiciaram a construção de conhecimento e formação de competências e habilidades, nos alunos da 1ª Série ‘G’ e 3ª Série ‘D’. Conclui-se que as práticas de Extensão Universitária do projeto “Nas entrelinhas da arte” desempenhadas como fenômeno de mediação, ou seja, constituídas dos atributos e práticas mediacionais. Com isso, mediante a dialogicidade e interação, podem ser agregadas de múltiplas formas via integração da UFCA e atuando em sinergia com a Escola de Ensino Médio José Bezerra de Menezes, para impactar as comunidades envolvidas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings. A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina está indexada:
Portal Brasileiro de Repositórios e Periódicos de Acesso Livre http://www.ibict.br/oasis.br/
Diálogo Científico - Ciência da Informação - http://dici.ibict.br/
DOAJ - Directory Open Access Journal - http://www.doaj.org
DIALNET - http://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?tipo_busqueda=CODIGO&clave_revista=12120
LATINDEX - http://www.latindex.org
OAISTER - http://www.oaister.org
PKP system - http://pkp.sfu.ca/harvester/
Holmes - Descobrindo a Ciência da Informação por você - Feudo.org http://www.holmes.feudo.org/index.php
A Revista ACB consta no Portal de Periódicos CAPES - Qualis B Nacional - avaliação de 2004a 2006 - http://www.periodicos.capes.gov.br/
A Revista ACB consta no Portal de Acesso à Informação Científica (Periódicos Acesso Livre - CAPES) - Texto Completo - http://acessolivre.capes.gov.br/acessoLivreTextoCompleto.jsp
e na Biblioteca de Periódicos Eletrônicos disponibilizado pela Biblioteca Universitária de Regensburg (Alemanha) - Die Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universitätsbibliothek Regensburg http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/ .
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.