Extensão universitária como prática de mediação: o projeto Nas Entrelinhas da Arte na interação entre a Universidade Federal do Cariri e a Escola de Ensino Médio José Bezerra de Menezes em Juazeiro do Norte

Autores/as

  • Antonio Marcos Ribeiro Frutuoso Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Palabras clave:

Extensão Universitária. Mediação da Informação. Integração universidade-escola. Projeto Nas entrelinhas da arte.

Resumen

O estudo tem como objetivo investigar as práticas de Extensão Universitária como fenômeno de mediação no âmbito do projeto “Nas entrelinhas da arte”, visando perceber a integração entre a Universidade Federal do Cariri - Campus Juazeiro do Norte e a Escola de Ensino Médio José Bezerra de Menezes. Assim, como os impactos promovidos nas comunidades envolvidas. Metodologicamente, a pesquisa engloba três fases em seu processo de condução: 1) quantos aos fins (exploratória e descritiva), meios (bibliográfica, documental e estudo de caso) e a abordagem (qualitativa); 2)  tem-se o recorte espacial (ações extensionistas do projeto citado), atores sociais (discentes das turmas de Ensino Médio: 1ª Série ‘G’ e 3ª Série ‘D’) e o plano amostral (amostragem intencional); 3) engloba o instrumento de coleta de dados (questionário), assim como o procedimento de análise e interpretação dos dados (análise de conteúdo). Através da análise e interpretação dos dados compreendeu-se que os serviços e produtos de informação desenvolvidos no projeto propiciaram a construção de conhecimento e formação de competências e habilidades, nos alunos da 1ª Série ‘G’ e 3ª Série ‘D’. Conclui-se que as práticas de Extensão Universitária do projeto “Nas entrelinhas da arte” desempenhadas como fenômeno de mediação, ou seja, constituídas dos atributos e práticas mediacionais. Com isso, mediante a dialogicidade e interação, podem ser agregadas de múltiplas formas via integração da UFCA e atuando em sinergia com a Escola de Ensino Médio José Bezerra de Menezes, para impactar as comunidades envolvidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Marcos Ribeiro Frutuoso, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UFCA - Av. Tenente Raimundo Rocha, nº 1639, bairro Cidade Universitária, CEP 63048-080, Juazeiro do Norte - CE. . Bibliotecário do SESI. E-mail: amarcos.rf@gmail.com

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Pós-Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Curso de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) - Av. Tenente Raimundo Rocha, nº 1639, bairro Cidade Universitária, CEP 63048-080, Juazeiro do Norte - CE. E-mail: jonathas.carvalho@ufca.edu.br

Publicado

2021-07-12

Cómo citar

Frutuoso, A. M. R., & Silva, J. L. C. (2021). Extensão universitária como prática de mediação: o projeto Nas Entrelinhas da Arte na interação entre a Universidade Federal do Cariri e a Escola de Ensino Médio José Bezerra de Menezes em Juazeiro do Norte. Revista ACB, 26(1), 1–23. Recuperado a partir de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1742

Número

Sección

Relato de pesquisa