O paradigma social da Ciência da Informação: o fenômeno da pós-verdade e as fake news nas mídias sociais

Autores/as

  • Mirela Souza Tobias
  • Elisa Cristina Delfini Corrêa Universidade do Estado de Santa Catarina

Palabras clave:

Ciência da informação. Paradigma social. Mídias sociais. Fake news. Pós-verdade.

Resumen

Os avanços tecnológicos trouxeram mudanças significativas no contexto da ciência da informação, entre as novas ferramentas, destaca-se as mídias sociais. Elas têm sido muito utilizadas por facilitar o processo de comunicação e disseminar rapidamente informações. A partir dessas mídias, frequentemente são espalhadas notícias falsas (fake news), assim também se verifica com frequência a ocorrência de uma forte adesão a esse tipo de inverdades, o que chamamos de fato alternativo. O artigo discute a relação entre o paradigma social da ciência da informação ao contexto atual das mídias sociais, em especial, no que tange aos fenômenos de fake news e pós-verdade.

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Biografía del autor/a

Mirela Souza Tobias

Possui graduação em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012) e Especialização em Gestão Pública. Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal de Santa Catarina e faz mestrado em Gestão da Informação na Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, mais especificamente em Gestão de Pessoas e Gestão Patrimonial.

Elisa Cristina Delfini Corrêa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, ministrando disciplinas de Fontes de Informação e Gestão de Estoques Informacionais . É docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, ministrando as seguintes disciplinas no Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação: Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Contexto Informacional Contemporâneo e Competência em Informação para a Gestão de Unidades de Informação. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisas relacionadas ao uso do computador pela CI e Biblioteconomia com ênfase na análise sociotécnica, redes e mídias sociais enquanto fontes de informação e competência em informação.

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

Tobias, M. S., & Delfini Corrêa, E. C. (2019). O paradigma social da Ciência da Informação: o fenômeno da pós-verdade e as fake news nas mídias sociais. Revista ACB, 24(3), 560–579. Recuperado a partir de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1529