Ler, compartilhar e interagir: blogs como ferramentas de mediação de leitura <p> Read, share and interaction: blogs as reading mediation tools

Autores/as

  • Rafaela Lima de Araujo Bibliotecária. Universidade Federal de Alagoas. Campus Santana de Ipanema.
  • Ronaldo Ferreira de Araujo Doutorando em Ciência da Informação (UFMG); Professor do Curso de Biblioteconomia (UFAL). http://orcid.org/0000-0003-0095-4608

Palabras clave:

Blog. Blogs literários. Leitura. Incentivo à leitura. Compartilhamento de informação.

Resumen

com o objetivo principal de compreender os blogs literários como possível ferramenta de mediação de leitura e investigar o perfil dos atores envolvidos nesses ambientes bem como suas interações, este trabalho inicia-se com uma breve incursão conceitual acerca dos blogs como fonte e canal de compartilhamento de informação com atenção especial aos blogs literários. Discorre sobre a leitura e a escrita na web e o seus processos de mediação. Apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória com aplicação de questionários direcionados a blogueiros literários (17) e seus respectivos leitores (265) no período de 16 a 23 de junho de 2014. Há semelhança entre os perfis (no que se refere ao gênero, idade, preferências de aquisição de livros e índices de leitura) e compatibilidade de opiniões entre os dois públicos (constante menção às resenhas de livros como elo entre eles para escolha de obras a ler), bem como indicativos relevantes de interação mútua. Pode-se concluir que os respondentes referem-se aos blogs literários como um mecanismo de mediação e incentivo à leitura

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-08-10

Cómo citar

Araujo, R. L. de, & Araujo, R. F. de. (2015). Ler, compartilhar e interagir: blogs como ferramentas de mediação de leitura <p> Read, share and interaction: blogs as reading mediation tools. Revista ACB, 20(2), 240–260. Recuperado a partir de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1042