Extensão universitária como prática de mediação: o projeto Nas Entrelinhas da Arte na interação entre a Universidade Federal do Cariri e a Escola de Ensino Médio José Bezerra de Menezes em Juazeiro do Norte

Autores

  • Antonio Marcos Ribeiro Frutuoso Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Palavras-chave:

Extensão Universitária. Mediação da Informação. Integração universidade-escola. Projeto Nas entrelinhas da arte.

Resumo

O estudo tem como objetivo investigar as práticas de Extensão Universitária como fenômeno de mediação no âmbito do projeto “Nas entrelinhas da arte”, visando perceber a integração entre a Universidade Federal do Cariri - Campus Juazeiro do Norte e a Escola de Ensino Médio José Bezerra de Menezes. Assim, como os impactos promovidos nas comunidades envolvidas. Metodologicamente, a pesquisa engloba três fases em seu processo de condução: 1) quantos aos fins (exploratória e descritiva), meios (bibliográfica, documental e estudo de caso) e a abordagem (qualitativa); 2)  tem-se o recorte espacial (ações extensionistas do projeto citado), atores sociais (discentes das turmas de Ensino Médio: 1ª Série ‘G’ e 3ª Série ‘D’) e o plano amostral (amostragem intencional); 3) engloba o instrumento de coleta de dados (questionário), assim como o procedimento de análise e interpretação dos dados (análise de conteúdo). Através da análise e interpretação dos dados compreendeu-se que os serviços e produtos de informação desenvolvidos no projeto propiciaram a construção de conhecimento e formação de competências e habilidades, nos alunos da 1ª Série ‘G’ e 3ª Série ‘D’. Conclui-se que as práticas de Extensão Universitária do projeto “Nas entrelinhas da arte” desempenhadas como fenômeno de mediação, ou seja, constituídas dos atributos e práticas mediacionais. Com isso, mediante a dialogicidade e interação, podem ser agregadas de múltiplas formas via integração da UFCA e atuando em sinergia com a Escola de Ensino Médio José Bezerra de Menezes, para impactar as comunidades envolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Ribeiro Frutuoso, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UFCA - Av. Tenente Raimundo Rocha, nº 1639, bairro Cidade Universitária, CEP 63048-080, Juazeiro do Norte - CE. . Bibliotecário do SESI. E-mail: amarcos.rf@gmail.com

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Pós-Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Curso de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) - Av. Tenente Raimundo Rocha, nº 1639, bairro Cidade Universitária, CEP 63048-080, Juazeiro do Norte - CE. E-mail: jonathas.carvalho@ufca.edu.br

Downloads

Publicado

12-07-2021

Como Citar

Frutuoso, A. M. R., & Silva, J. L. C. (2021). Extensão universitária como prática de mediação: o projeto Nas Entrelinhas da Arte na interação entre a Universidade Federal do Cariri e a Escola de Ensino Médio José Bezerra de Menezes em Juazeiro do Norte. Revista ACB, 26(1), 1–23. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1742

Edição

Seção

Relato de pesquisa