Extensão universitária como prática de mediação: o projeto Nas Entrelinhas da Arte na interação entre a Universidade Federal do Cariri e a Escola de Ensino Médio José Bezerra de Menezes em Juazeiro do Norte

Antonio Marcos Ribeiro Frutuoso, Jonathas Luiz Carvalho Silva

Resumo


O estudo tem como objetivo investigar as práticas de Extensão Universitária como fenômeno de mediação no âmbito do projeto “Nas entrelinhas da arte”, visando perceber a integração entre a Universidade Federal do Cariri - Campus Juazeiro do Norte e a Escola de Ensino Médio José Bezerra de Menezes. Assim, como os impactos promovidos nas comunidades envolvidas. Metodologicamente, a pesquisa engloba três fases em seu processo de condução: 1) quantos aos fins (exploratória e descritiva), meios (bibliográfica, documental e estudo de caso) e a abordagem (qualitativa); 2)  tem-se o recorte espacial (ações extensionistas do projeto citado), atores sociais (discentes das turmas de Ensino Médio: 1ª Série ‘G’ e 3ª Série ‘D’) e o plano amostral (amostragem intencional); 3) engloba o instrumento de coleta de dados (questionário), assim como o procedimento de análise e interpretação dos dados (análise de conteúdo). Através da análise e interpretação dos dados compreendeu-se que os serviços e produtos de informação desenvolvidos no projeto propiciaram a construção de conhecimento e formação de competências e habilidades, nos alunos da 1ª Série ‘G’ e 3ª Série ‘D’. Conclui-se que as práticas de Extensão Universitária do projeto “Nas entrelinhas da arte” desempenhadas como fenômeno de mediação, ou seja, constituídas dos atributos e práticas mediacionais. Com isso, mediante a dialogicidade e interação, podem ser agregadas de múltiplas formas via integração da UFCA e atuando em sinergia com a Escola de Ensino Médio José Bezerra de Menezes, para impactar as comunidades envolvidas.


Palavras-chave


Extensão Universitária. Mediação da Informação. Integração universidade-escola. Projeto Nas entrelinhas da arte.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.