Sociedade da informação e escola: contribuição das bibliotecas escolares<p><i>Information society and school: contribution of school libraries

Autores

  • Eliane Fioravante Garcez

Palavras-chave:

Escola Pública - Sociedade da Informação - Brasil.

Resumo

Com o presente artigo busca-se promover algumas reflexões sobre a relação existente entre a Sociedade da Informação (SI) e a escola de Educação básica, especificamente, a de Ensino Fundamental. Entende-se que o estabelecimento de uma política nacional de informação requer seja considerado o desenvolvimento de habilidades e competências que as pessoas precisarão adquirir para sobreviver no mundo globalizado. Neste sentido, deve haver preocupação/ação governamental para a formação de contingente numericamente expressivo de cientistas, e também de cidadãos com condições de acessar, entender e decifrar os conteúdos veiculados na Internet e em outras mídias. Portanto, torna-se fundamental repensar sobre o papel da escola numa sociedade onde o uso estratégico da informação é sinal de competitividade. Mas, afinal, como está a pesquisa, o uso da biblioteca e da Internet no ambiente escolar? Qual a relação existente entre desenvolvimento tecnológico e o ensino da pesquisa na escola? Considerando as dificuldades por que passam os países desenvolvidos da Europa no estabelecimento de suas políticas de informação, em função da interferência hegemônica norte-americana, busca-se pensar sobre a questão no território brasileiro, em função de sua singularidade territotial, econômica e educacional, por representarem um grande desafio para estabelecer as ações previstas no Programa SocInfo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Fioravante Garcez

Especialista em Gestão da Informação (UFSC) Especialista em Gestão de Bibliotecas (UDESC) Mestranda do Programa de Mestrado em Ciência da Informação (PGCIN/UFSC) Coordenadora do GBAE/SC Bibliotecária do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP)

Downloads

Publicado

12-03-2009

Como Citar

Garcez, E. F. (2009). Sociedade da informação e escola: contribuição das bibliotecas escolares<p><i>Information society and school: contribution of school libraries. Revista ACB, 14(1), 9–26. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/653