A arte-educação como intervenção psicológica<p><i>The art education as psychological intervention p. 18-25</i>

Auteurs

  • Lúcia de Lourdes Lourdes Rutkowski Bernardes UNISUL
  • Ilma Borges UNISUL
  • Ursula Blattmann UFSC

Mots-clés :

Arte. Educação, Psicologia - técnica, Hora do conto

Résumé

Trata da realização de um projeto fundamentado na teoria de Vygotsky denominada Psicologia Histórico-Cultural. Utilizou como aparato metodológico a arte-educação, aplicado no contexto escolar, com sujeitos educandos de 1ª à 4ª séries do ensino fundamental de Florianópolis. O uso da hora do conto como instrumento mediador possibilitou às crianças vivenciarem temáticas como respeito, afetividade, cidadania, família e vida escolar através da interpretação dos contos em que eram convidadas a participarem ativamente a partir de suas próprias percepções. Como resultado o projeto dinamizou pela integração da hora do conto no contexto escolar.

Abstract: Report a project based on the cultural-history psychology Vygotsky’s theory. The art-education was used as method and applied to individuals from de first to the fourth grade in a public school in Florianópolis. The "Story Tell hour" was used as a mediating instrument and help children to live intensive thematic as: respect, affectivity, citizenship, family and school life through the stories interpretation of stories where they invited to participate and to discover they own perceptions. Results give a dynamic touch to integrated the "Story Tell hour" in the school context.

Keywords: Art; Education; Psychology; Story Tell hour

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Lúcia de Lourdes Lourdes Rutkowski Bernardes, UNISUL

Graduada pelo curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL E-mail: lucia_bernardes_psi@yahoo.com.br

Ilma Borges, UNISUL

Professora do curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL E-mail: ilmab@matrix.com.br

Ursula Blattmann, UFSC

Professora desde 1993 na Universidade Federal de Santa Catarina. Atuação nas áreas de biblioteconomia, ciência da informação e tecnologia da informação.

Publiée

2005-08-26

Comment citer

Bernardes, L. de L. L. R., Borges, I., & Blattmann, U. (2005). A arte-educação como intervenção psicológica<p><i>The art education as psychological intervention p. 18-25</i>. Revista ACB, 8(1), 18–25. Consulté à l’adresse https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/398