Entrelaces entre mediação da leitura e a Biblioterapia como ações de integração social na terceira idade

Auteurs

Mots-clés :

Biblioterapia-idoso. Mediação da leitura-Idoso. Interação social.

Résumé

A população idosa tem crescido cada vez mais e com base nessas inferências é percebida a necessidade da adoção de práticas que possam contribuir para a qualidade de vida na terceira idade. Objetivo: analisar conceitos, objetivos e ações da mediação da leitura e da biblioterapia que demonstram indícios de interseção entre elas e possibilidades de apoio ao usuário idoso apresentados na literatura científica. Metodologia: pesquisa descritiva que adotou o método bibliográfico. Conclusões: observou-se que a biblioterapia é uma ação especializada de mediação da leitura, que tem fins terapêuticos e pode colaborar com a integração social do idoso. Para isso, é preciso que o bibliotecário se reconheça como agente social ao realizar ações de biblioterapia e mediação da leitura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fausto José Silva Calheira, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Enfermagem no Cesupi -Faculdade de Ilhéus. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Bahia.

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Professora adjunta do Instituto de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

Ingrid Paixão de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Biblioteconomia e Documentação na Universidade Federal da Bahia. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na UFBA. Bolsista Capes.

Téléchargements

Publiée

2020-04-09

Comment citer

Calheira, F. J. S., Santos, R. do R., & Jesus, I. P. de. (2020). Entrelaces entre mediação da leitura e a Biblioterapia como ações de integração social na terceira idade. Revista ACB, 25(1), 3–20. Consulté à l’adresse https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1649