Música como fonte de informação da escola: contribuições da Biblioteca Escolar <p> Music as information source in schools: contributions from the school library

Auteurs

  • Fernanda de Sales Professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação (DBI) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Ademilde Silveira Sartori Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Programa de Pós-Graduação em Educação do PPGE/UDESC, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Pedagogia.

Mots-clés :

Música e informação. Música e Educação. Biblioteca Escolar

Résumé

Trata a música como fonte de informação, e, como tal, defende-se sua inserção e permanência nas escolas como recurso informacional organizado e disponibilizado pela biblioteca escolar para professores, alunos e toda a comunidade escolar. Para além do ensino da música propriamente dita, defende-se a ideia que ela, a música, pode estar presente em atividades organizadas por professores de outras disciplinas, para além do ensino de artes, como subsídio informacional, ou, como fonte de informação. A inserção deste tema no campo da Educação representa uma tomada de consciência das questões que giram em torno da biblioteca escolar, um espaço legítimo da escola, e uma adição de forças em prol da educação de qualidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fernanda de Sales, Professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação (DBI) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Doutoranda (PPGE/UDESC). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação (DBI) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Ademilde Silveira Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Programa de Pós-Graduação em Educação do PPGE/UDESC, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Pedagogia.

Doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Coordenadora do Laboratório de Mídias e Práticas Educativas. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Educação - EducomFloripa - CNPq/UDESC.  Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Programa de Pós-Graduação em Educação do PPGE/UDESC, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Pedagogia.

 

 

 

Téléchargements

Publiée

2016-03-11

Comment citer

SALES, F. de; SARTORI, A. S. Música como fonte de informação da escola: contribuições da Biblioteca Escolar <p> Music as information source in schools: contributions from the school library. Revista ACB, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 89–101, 2016. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1156. Acesso em: 14 mars. 2025.