O bibliotecário em face das transformações sociais: de guardião a um profissional desinstitucionalizado <p> The librarian in face of social transformation: the guardian becomes an uninstitutionalized profesional

Autores/as

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

Bibliotecas, Prática bibliotecária, Moderno profissional da informação, Agente de informação, Desinstitucionalização da informação.

Resumen

O artigo propõe reflexões acerca da evolução das competências, habilidades e atribuições do bibliotecário ao longo dos tempos, sobretudo no que se refere aos reflexos da sociedade contemporânea. A fim de atingir essa proposta, o estudo contextualiza a trajetória evolutiva das bibliotecas; apresenta as transformações oriundas com o uso das TICs; reflete as novas competências e habilidades do bibliotecário na atualidade; e, por fim, expõe os diferentes campos de atuação bibliotecária, enfatizando as práticas advindas com a prestação de serviços. Através de revisão de literatura em livros e artigos que enfoquem essa temática, bem como legislação que regulamenta o exercício profissional, concluiu-se que o bibliotecário contemporâneo deixa de ser um profissional que realiza unicamente processos técnicos e tradicionais na informação, para adquiri status de um Moderno Profissional da Informação, dotado de inúmeras competências que vão caracterizá-lo como um profissional diversificado e desinstitucionalizado. Com essa postura, desmistifica-se toda e qualquer especulação e previsão exagerada a respeito da extinção desse profissional em face dos desafios contemporâneos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Bibliotecário atuante no ramo da Consultoria Informacional. Professor do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Publicado

2015-04-06

Cómo citar

SANTA ANNA, J. O bibliotecário em face das transformações sociais: de guardião a um profissional desinstitucionalizado <p> The librarian in face of social transformation: the guardian becomes an uninstitutionalized profesional. Revista ACB, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 138–157, 2015. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/985. Acesso em: 23 feb. 2025.

Número

Sección

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina