Banco Internacional de Objetos Educacionais: um relato de experiência do Projeto ODIN <p> International Bank of Educational Objects: experience report of ODIN Project

Autores/as

  • Sibila Francine Tengaten Binotto UFRGS
  • Marcus Vinícius de Azevedo Basso UFRGS

Palabras clave:

Ensino. Aprendizagem. Repositório. Banco Internacional de Objetos Educacionais. Objeto educacional digital. Educação. Ciência da Informação.

Resumen

Neste trabalho serão abordados conceitos de Ensino e Aprendizagem, Objetos Educacionais, Catalogação de Recursos Digitais, Repositórios Digitais e o Banco Internacional de Objetos Educacionais. O Objetivo deste estudo é relatar a forma como os objetos digitais de aprendizagem são selecionados e inseridos no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE). Conclui-se que o BIOE é um repositório digital educacional, pois reúne uma infinidade de objetos de diferentes formas que subsidiam o educador na tarefa de auxiliar o aprendizado do aluno já que podem ser utilizados sem restrições desde que citada a fonte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sibila Francine Tengaten Binotto, UFRGS

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Especialista em Ciência da Informação pela Universidade Regional da Campanha

Marcus Vinícius de Azevedo Basso, UFRGS

possui graduação em Matemática (1985), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela (1996) e doutorado em Informática na Educação (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é professor adjunto da UFRGS. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Tecnologia Informática e Aprendizagem em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais na Educação Matemática, ambientes virtuais de aprendizagem, desenvolvimento de materiais digitais para aprendizagem em Matemática, psicologia cognitiva e formação de professores.

Publicado

2012-03-21

Cómo citar

Binotto, S. F. T., & Basso, M. V. de A. (2012). Banco Internacional de Objetos Educacionais: um relato de experiência do Projeto ODIN <p> International Bank of Educational Objects: experience report of ODIN Project. Revista ACB, 17(1), 174–193. Recuperado a partir de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/801