Aplicativos de gestão de bibliotecas e a utilização do customer relationship management - CRM <p><i>Library management softwares and using the customer relationship management - CRM p.111-127

Autores/as

  • Guilherme Luiz Cintra Neves UDESC - Florianópolis - Brasil
  • Nicole Amboni de Souza UDESC - Florianópolis - Brasil
  • Elaine Rosangela de Oliveira Lucas UDESC - Florianópolis - Brasil

Palabras clave:

Customer Relationship Management, CRM, Marketing de Relacionamento, Sistemas Integrados de Gestão, Bibliotecas Universitárias, Management Integrated Systems, College Libraries, Data-handling

Resumen

[Resumo] Identificam-se os conceitos elementares e os quatro pilares do Customer Relationship Management (CRM) – identificar, diferenciar, interagir e personalizar – aplicando-os ao contexto das unidades informacionais. Procura-se estabelecer pontos de convergência entre os conceitos e pilares de CRM com os módulos usuário dos aplicativos de gestão utilizados por bibliotecas, com vistas a verificar quais elementos de CRM têm sido contemplados na implementação de software para bibliotecas. A pesquisa é caracterizada como sendo do tipo levantamento bibliográfico, verificando estudos sobre o tema CRM e Software para Bibliotecas. Trata-se de pesquisa qualitativa, priorizando a análise e interpretação dos dados a fim de estabelecer a relação entre o CRM e a gestão de usuário, contribuindo para o fortalecimento teórico na área de Serviços de Referência em Biblioteconomia a fim de otimizar a satisfação do usuário.

[Abstract] The CRM IDIC strategy and its ordinary concepts are identified on the information units context. Aiming to determine the approach for these concepts and connect it with LMS customer issues, trying to verify which elements of CRM has been incorporated on LMS implementation. CRM and LMS review with focus as libraries software’s . Qualitative research, which data analysis and interpretation to settle the relations concerning CRM and users management, contributing to theoretical strengthen of Reference Services in Library Science to optimize users satisfaction.

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Biografía del autor/a

Guilherme Luiz Cintra Neves, UDESC - Florianópolis - Brasil

Formando em Biblioteconomia – Gestão da Informação (UDESC), Universidade do Estado de Santa Catarina

Nicole Amboni de Souza, UDESC - Florianópolis - Brasil

Formanda em Biblioteconomia – Gestão da Informação (UDESC), Universidade do Estado de Santa Catarina

Elaine Rosangela de Oliveira Lucas, UDESC - Florianópolis - Brasil

Mestre em Engenharia de Produção (UFSC), Professora do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Universidade do Estado de Santa Catarina

Publicado

2006-11-05

Cómo citar

Neves, G. L. C., Souza, N. A. de, & Lucas, E. R. de O. (2006). Aplicativos de gestão de bibliotecas e a utilização do customer relationship management - CRM <p><i>Library management softwares and using the customer relationship management - CRM p.111-127. Revista ACB, 11(1), 111–127. Recuperado a partir de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/470

Número

Sección

Relato de pesquisa