Todo dia é dia das leitoras de Barbara. O discurso formativo/explicativo na revista Barbara <i>p. 133- 148

Autores/as

  • Yolanda Flores e Silva UFSC

Palabras clave:

Discurso formativo, Discurso explicativo, Mulher, Velhice, Maturidade, Leitor - modelo

Resumen

O texto que apresentamos é o relato de um dos tópicos desenvolvidos para nossa pesquisa de doutoramento, sobre o discurso formativo/explicativo, acerca das temáticas velhice/maturidade discutidas na revista feminina Bárbara. Interessou-nos analisar as estratégias discursivas utilizadas para a produção deste quadro formativo/explicativo que apresenta soluções para o envelhecimento bem sucedido. Para tanto, usamos a análise do discurso através do modelo teórico de Umberto Eco (1986), onde textos desta natureza são vistos como incompletos, havendo necessidade de uma cooperação explícita do leitor que é chamado de Leitor-Modelo, pelo autor de "Lector inFabula".

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yolanda Flores e Silva, UFSC

Doutoranda em Filosofia da Saúde - PEN - UFSC

Publicado

2005-08-20

Cómo citar

Silva, Y. F. e. (2005). Todo dia é dia das leitoras de Barbara. O discurso formativo/explicativo na revista Barbara <i>p. 133- 148. Revista ACB, 3(3), 133–148. Recuperado a partir de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/334

Número

Sección

Relato de experiência