Uma biblioterografia de um flâneur docente
mapeamentos (po)éticos por uma escrita epistolar de uma experiência sensível de cuidado com o ser
Palabras clave:
biblioterapia; mal-estar docente; método cartográfico; escrita epistolar; experiência sensível.Resumen
O texto é uma experimentação, um mapa de afetos em que o autor num deslocamento de confluência, atravessado pelas diversas vozes que o compõe, apresenta a escrita de uma prática/pesquisa em biblioterapia. Provocações que misturam reflexões teóricas em meio a relatos, trechos de diário de bordo, literatura e imagem (artista Vidi Descaves) no curso de um processo formativo de professores. Para isso, é influenciado pela pesquisa qualitativa, guiado pelas pistas do método cartográfico (Passos; Kastrup; Escóssia, 2015). Nesse sentido, tem como aposta o seguinte problema: Em que medida o encontro da biblioterapia por escrileituras com professores em sintomas de mal-estar docente pode reinventá-los? Em meio a ele, tem-se como objetivo geral: situar em linhas cartográficas a sintomática do mal-estar docente, propondo uma vivência em biblioterapia na produção de um encontro, de modo a potencializar nestes professores alteridade. Nessa feita, toma-se como bússola a ideia de escrileituras (Corazza et. al, 2014) para orientar o trabalho com a biblioterapia. Como pesquisa a ser narrada, aposta-se na escrita epistolar como modo potência para dar corpo aos contornos do vivido. Acredita-se que as escrileituras em diálogo com a biblioterapia tenha contribuído para o desenvolvimento de afetos na experiência vivida pelos interlocutores, tornando o estudo/prática num espaço-tempo habitado com desdobramentos para supor reflexões para o tema, sobretudo, para a construção de vivências com a biblioterapia. Ao final, atesta-se a biblioterapia pela ação prática como experiência de leitura e espaço de cuidado (Caldin, 2010), no qual o sujeito pode cuidar de si, do outro, escrever-se, inventar-se.
Descargas
Citas
ALVAREZ, Johnny; PASSOS, Eduardo. Cartografar é habitar um território existencial. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Org.s). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015. p.
ANDRADE, Lucas Veras de Andrade. Mal-estar e atividade docente: um estudo com professoras de educação infantil. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.21, n.1, p.65-82, jan./abr.2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8726/6231. Acesso em: 28 maio 2020.
ANDRADE, Lucas Veras de Andrade. Cartografia de um devir: o movimento de tornar-se bibliotecário aplicador de biblioterapia. Biblionline, Joao Pessoa, v. 14, n. 1, p. 128-144, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/39575.
Acesso em: 18 maio 2020.
ANDRADE, Lucas Veras de Andrade; SANTOS, Maria Escolástica de Moura; LIMA, Isana Cristina dos Santos. Prática docente em formação e mal-estar: a voz do estágio supervisionado. Acta Tecnológica, São Luís, v.13, n 2, p. 129-146, 2018 Disponível em: https://portaldeperiodicos.ifma.edu.br/index.php/actatecnologica/article/view/669/126126156. Acesso em: 28 maio 2020.
BENJAMIN, Walter. Passagens. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
BRITO, Maria dos Remédios de; CHAVES, Silvia Nogueira. ... Cartografia... uma política de escrita. Rev. Polis e Psique, Porto Alegre, v.7, n.1, p.167-180, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpps/v7n1/n7a10.pdf. Acesso em: 22 maio 2020.
CALDIN, Clarice Forkamp. A poética da voz e da letra na literatura infantil: (leitura de alguns projetos de contar e ler para crianças). 2001. 261 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
CALDIN, Clarice Fortkamp. Biblioterapia: um cuidado com o ser. São Paulo: Porto de Ideias, 2010.
CORAZZA, Sandra Mara. Os cantos de Fouror: escrileitura em filosofia-educação. Porto Alegre: UFRGS: Sulina, 2007.
CORAZZA, Sandra Mara et. al. Escrileituras: um modo de “ler-escrever” em meio à vida. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 4, p. 1029-1044, out./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v40n4/11.pdf. Acesso em: 28 fev. 2021.
COSTA, Luciano Bedin da; AMORIM, Alexandre Sobral Loureiro. Uma introdução à teoria das linhas para a cartografia. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v.14, n.3, p. 912-933, set. /dez. 2019. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8045/4450. Acesso em: 22 maio 2020.
COUTO, Mia. O fio das missangas. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. v. 1.
ESTEVE, José Manuel. Mal-estar docente: a sala de aula e a saúde do professor. Bauru, São Paulo. EDUSC, 1999.
FREIRE, Paulo. Cartas a Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. 7. ed. São Paulo: Olho dágua, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre a minha vida e minha prática. São Paulo: Paz e Terra, 2015
GUZZO, Marina et al. Diário dos diários: o cotidiano da escrita sensível na formação compartilhada em saúde. Interface, Botucatu, v. 23, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100508&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 maio 2020.
MENDES, Valéria Monteiro. et al. Ocupações por Éticas de si e do outro: cartografando encontros entre arte, cultura e produção da vida. Psicologia Política. v. 19, n. 45, p. 351-369, maio/ago., 2019.
OLIVEIRA, Thiago Ranniery Moreira; PARAÍSO, Marlucy Alves. Mapas, dança, desenhos: a cartografia como método de pesquisa em educação. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 3, p. 159-178, set. /dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pp/v23n3/10.pdf. Acesso em: 8 mar. 2021.
PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. (Org.s). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015. p. 17-31.
POZZANA, Laura. A formação do cartógrafo é o mundo: corporificação e afetabilidades. Fractal, Rev. Psicol., Niterói, v. 25 – n. 2, p. 323-338, Maio/Ago. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198402922013000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 21 maio de 2020.
RANCIÉRE, Jacques. Partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.
REZENDE, Camila Ribeiro de Almeida. Escrita Epistolar –cartografias de uma epistemologia feminista. RELACult –Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 05, ed. especial, p.1-11, mai., 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1444/946. Acesso em 15 mar. 2021.
RODRIGUES, Carla Gonçalves; SCHWANTZ, Josimara Wikboldt. Ditos e não escritos sobre o mal-estar docente: a potência do ler e do escrever em ateliês de escrileituras. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 9, n. 2, p. 28 44, mai./ago, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/23505. Acesso em 6 mar. 2021.
ROLNIK, Suely B. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 1989.
SALES, Vanessa Madrona Moreira. Cidade – Dispositivo do olhar: elementos para uma teoria Benjaminiana da percepção. 133f. 2008. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de São Paulo, Departamento de Filosofia, São Paulo, 2008. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-30032009-154312/pt-br.php. Acesso em: 7 dez. 2023.
SEIXAS, Cristiana. Vivências em Biblioterapia: práticas do cuidado através da literatura. Niterói: C. Seixas, 2014.
SEIXAS, Cristiana. Biblioterapia e Dança Circular: ressonâncias espirais. In: SEIXAS, Cristiana. (Org.) Quintais da Biblioterapia: experiência na poética do cuidado. Niterói: Nome Próprio, 2020a. p.43-57.
SEIXAS, Cristiana Garcez dos Santos. Biblioterapia e Educação: um sopro de cuidado entre leituras. RevistAleph, Rio de Janeiro, n 34, p.239-259, 2020b. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/41444. Acesso 28 fev. 2021.
SILVA, Haêde Gomes; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. Itinerários metodológicos de um estudo sobre a escola como espaço e tempo de produção de saberes e aprendizagens. In: ARAÚJO, Raimundo Dutra de; ARAUJO, Francisco Antônio Machado. (Org.). Processos Metodológicos na Pesquisa em Educação: dispositivos de produção e análise de dados em movimento. Teresina: EDUFPI, 2020. p.43-57.
SCHWANTZ, Josimara Wikboldt; RODRIGUES, Carla Gonçalves. Cartografia de uma Prática Pedagógica em Variação. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 05, ed. especial, abr., 2019, artigo nº 1170. Disponível em: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1170. Acesso em: 18 maio 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista ACB
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings. A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina está indexada:
Portal Brasileiro de Repositórios e Periódicos de Acesso Livre http://www.ibict.br/oasis.br/
Diálogo Científico - Ciência da Informação - http://dici.ibict.br/
DOAJ - Directory Open Access Journal - http://www.doaj.org
DIALNET - http://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?tipo_busqueda=CODIGO&clave_revista=12120
LATINDEX - http://www.latindex.org
OAISTER - http://www.oaister.org
PKP system - http://pkp.sfu.ca/harvester/
Holmes - Descobrindo a Ciência da Informação por você - Feudo.org http://www.holmes.feudo.org/index.php
A Revista ACB consta no Portal de Periódicos CAPES - Qualis B Nacional - avaliação de 2004a 2006 - http://www.periodicos.capes.gov.br/
A Revista ACB consta no Portal de Acesso à Informação Científica (Periódicos Acesso Livre - CAPES) - Texto Completo - http://acessolivre.capes.gov.br/acessoLivreTextoCompleto.jsp
e na Biblioteca de Periódicos Eletrônicos disponibilizado pela Biblioteca Universitária de Regensburg (Alemanha) - Die Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Universitätsbibliothek Regensburg http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/ .
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.