Educação Patrimonial em artigos publicados por periódicos
informação bibliométrica e outras descobertas com a Brapci
Palabras clave:
Comunicação Científica. Memórias. Mídia-educação. Produção acadêmica. Biblioteconomia. Ciência da Informação.Resumen
As ferramenta de Educação Patrimonial são criada para fomentar a discussão sobre patrimônio cultural e, vem instigando diversas comunidade a valorizar as referências memoriais frente à cultura digital. Desta forma, esse estudo objetiva construir uma análise bibliometria com o tema Educação Patrimonial. Recorre-se ao acervo BRAPCI de publicações periódicas em Ciência da Informação para situar métricas e interfaces dessa temática para a esfera da comunicação científica e política. A metodologia abrange uma análise bibliométrica, de natureza descritiva e situando um recorte temporal de dez anos de publicações indexadas na BRAPCI. Resultado: localizam 20 artigos em 15 revistas científicas 41 pesquisadores envolvidos. Destaca-se nas pesquisa a produtividade e participação feminina – sendo 28 pesquisadoras envolvidas com a temática. Conclusão: averigua-se que Educação Patrimonial mantém uma pauta embrionária na produção científica da Ciência da Informação e, contudo, o tema evidência construtos interdisciplinares em torno de arquivos, do ensino de história e das questões de memória social e patrimônio cultural.
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Citas
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