A biblioteconomia no slideshare: interações, capital social e orientações temáticas

Autores/as

  • Ronaldo Ferreira de Araujo Universidade Federal de Alagoas http://orcid.org/0000-0003-0778-9561
  • Jonismar Kendys da Silva Leão Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Roselene Cardoso de Barros Universidade Federal de Alagoas

Palabras clave:

Redes sociais na internet. Slideshare. Biblioteconomia. Disseminação da informação

Resumen

Aborda a representatividade da Biblioteconomia no repositório e rede social Slideshare por meio de um estudo exploratório de abordagem cibermétrica. O universo é composto de trabalhos resultantes de buscas manuais pelo termo “Biblioteconomia”. Os itens são descritos segundo o perfil de seus usuários/autores, níveis de interatividade - por indicadores de capital social - e orientação temática na categorização da rede e classificação taxonômica. Ao todo foram analisados 67 itens publicados entre os anos de 2007 a 2015. Quanto ao perfil dos usuários a maioria era de profissionais bibliotecários e estudantes de Biblioteconomia com predominância do gênero feminino e interação destinada ao capital social cognitivo. Na orientação temática a categoria “Educação” (42%) prevalece sobre as demais e na aplicação da taxonomia, é a “Formação e mercado de trabalho do Bibliotecário” (21%). Os resultados indicam o potencial do Slideshare para disseminação da informação no processo de ensino e aprendizagem, e de atuação profissional na Biblioteconomia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ronaldo Ferreira de Araujo, Universidade Federal de Alagoas

Ronaldo Ferreira de AraújoDoutor em Ciência da Informação (UFMG)Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia (ICHCA/UFAL)

Publicado

2017-12-29

Cómo citar

Araujo, R. F. de, Leão, J. K. da S., & Barros, M. R. C. de. (2017). A biblioteconomia no slideshare: interações, capital social e orientações temáticas. Revista ACB, 22(3), 483–497. Recuperado a partir de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1375