EDITAL 001/2024 - SELEÇÃO DA EQUIPE EDITORIAL DA REVISTA ACB - Retificado em 9 de abril de 2024

2024-04-12

O Presidente da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) e o Editor Gerente da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina (RACB), no uso de suas atribuições estatutárias, comunicam a abertura de Edital Público para seleção de pessoas voluntárias para compor a Equipe Editorial da RACB para a gestão 2024-2026. O processo de seleção acontecerá do dia 1º a  24 de abril de 2024

 

Da Composição da Equipe Editorial

A composição da Equipe Editorial deverá obedecer a relação dos cargos a seguir, sob a liderança do Editor Gerente, pessoas editoras de:

  • Expediente;
  • Relacionamento;
  • Verificação de Plágio;
  • Revisão;
  • Edição;
  • Revisão de Metadados em Inglês;
  • Revisão de Metadados em Espanhol;
  • Capa, Marketing e Divulgação;
  • Indexação;
  • Tecnologia da Informação.

 

Da Comissão do Processo de Seleção

A Diretoria da ACB nomeará uma Comissão do Processo de Seleção, composta por três (3) membros da Equipe Editorial da RACB e cinco (5) membros da Diretoria da ACB, que será presidida pelo Editor Gerente da ACB que terá voto de qualidade. 

Compete à Comissão do Processo de Seleção: coordenar o processo de seleção; observar as orientações deste edital; divulgar as inscrições; analisar os currículos recebidos em relação às atribuições de cada cargo; e deliberar sobre outros temas relacionados a esse processo.

 

Do Cronograma

O processo de seleção da Equipe Editorial da RACB seguirá o seguinte cronograma:

               AÇÃO                                                   -      DATA

Lançamento do edital                                        - 01/04/2024
Período de inscrições                                         - 01/04 a 14/04/2024
Divulgação das inscrições recebidas               - 16/04/2024
Período para recurso da lista de inscrição    - 17/04/2024
Resposta aos recursos                                       - 18/04/2024
Análise das pessoas candidatas                       - 18/04 a 20/04/2024
Homologação das pessoas candidatas           - 21/04/2024
Período para recurso                                         - 22/04/2024
Resposta aos recursos                                       - 23/04/2024
Cerimônia de posse da Equipe Editorial         - 24/04/2024

  Das Inscrições

O período de inscrições ocorrerá entre os dias 01/04/2024 e 14/04/2024encerrando-se às 18h

As inscrições deverão ser realizadas por meio do preenchimento do formulário online, no qual as pessoas candidatas deverão informar dados para uso exclusivo do processo de Seleção da Equipe Editorial da RACB.

Para concorrer aos cargos é necessário que o Currículo Lattes atualizado há, no máximo, 30 dias.

A pessoa candidata deverá enviar, via formulário online, um vídeo de apresentação de até 1 minuto de duração. No vídeo, é importante garantir um enquadramento adequado, gravado na vertical, com boa iluminação e em um local apropriado. Na gravação, a pessoa deve mencionar seu nome completo, o cargo editorial pretendido e se expressar de forma clara e concisa, demonstrando seu interesse e motivação para fazer parte da Equipe Editorial da RACB..

A divulgação das inscrições recebidas acontecerá no dia 16/04/2024 via e-mail da ACB, no site da ACB, no site da RACB e mídias sociais da ACB e da RACB.

 

Das Candidaturas

Poderão se inscrever pessoas de diferentes níveis de formação acadêmica, tais como estudantes de Graduação, estudantes de Pós-Graduação, Graduadas, Especialistas, Mestres e Doutoras, nas seguintes áreas:

  • Biblioteconomia;
  • Ciência da Informação;
  • Computação;
  • Comunicação e Informação;
  • Design;
  • Educação; 
  • Letras Espanhol;
  • Letras Inglês; e
  • Letras Português.

 

São Requisitos essenciais para compor a Equipe Editorial:

  • Aderência à atividade editorial;
  • Disponibilidade para trabalhar semanalmente na RACB;
  • Disponibilidade para participar de reuniões mensais e/ou extraordinárias (via Google Meet).

 

São requisitos desejáveis para compor a Equipe Editorial:

  • Boa comunicação;
  • Bom uso da língua portuguesa (escrita e falada);
  • Conhecimentos básicos de informática;
  • Foco;
  • Gostar de trabalhar em equipe;
  • Habilidades com sistemas, planilhas e documentos (Pacote Office, Libre Office e Aplicativos do Google Drive);
  • Organização;
  • Responsabilidade.

 

Adicionalmente, são requisitos para compor a equipe de Pessoas Editoras de Tecnologia da Informação:

  • Conhecimentos em linguagens de programação e formatação para web HTML 5, CSS, Javascript e PHP;
  • Conhecimentos  em linguagem de template Smarty;
  • Conhecimentos  em linguagem SQL e banco de dados MySql;
  • Conhecimentos  em protocolos HTTPS, FTP, SMTP, DNS;
  • Conhecimentos em configuração básica de servidores Linux com Apache.

 

Dos Cargos e suas atribuições

Os cargos para pessoas voluntárias à RACB disponíveis neste edital e suas atribuições estão descritos abaixo:

 

Editoria de Expediente

  • Verificar o email de contato da RACB diariamente;
  • Analisar as demandas solicitadas pelo email ou sistema e encaminhar aos responsáveis;
  • Elaborar e enviar as declarações e os certificados referentes à submissão e a avaliação;
  • Convidar novas pessoas avaliadoras para a RACB; 
  • Atualizar cadastro de pessoas avaliadoras e autoras;
  • Solicitar as pessoas autoras o identificador ORCID;
  • Elaborar o documento “Expediente” de cada número de publicação contendo o nome e a qualificação de cada uma das pessoas avaliadoras que participaram do processo avaliativo de cada número publicado.

 

Editoria de Verificação de Plágio

  • Verificar os manuscritos aprovados pelo Expediente e pelo Editor Gerente no software antiplágio;
  • Comunicar traços de similaridade para o Editor Gerente;
  • Comunicar quais trabalhos podem dar andamento nas avaliações após verificação.

 

Editoria de Revisão

  • Após a aprovação do artigo, realizar a revisão do português;
  • Realizar a formatação do artigo de acordo com o template e a norma ABNT NBR 6022:2018;
  • Conferir todas as citações de acordo com a norma ABNT NBR 10520:2023;
  • Conferir as referências de acordo com a Norma ABNT NBR 6023:2020;
  • Comunicar a pessoa autora a necessidade de correção;
  • Manter atualizada a tabela de trabalho executada.

 

Editoria de Edição

  • Inserir os textos finais no template da RACB;
  • Formatar os textos finais, inserindo a paginação, a legenda bibliográfica, a numeração da edição (volume, número, paginação, mês e ano), os dados de autoria, sendo eles: o nome, a titulação de cada pessoa autora (graduação, especialização, mestrado, doutorado), a afiliação institucional) e o e-mail a partir dos dados apresentados na submissão;
  • Converter os textos finais em formato PDF/A;
  • Manter atualizada a tabela de trabalho executada.

 

Editoria de Revisão de Metadados em Inglês 

  • Após a aprovação do artigo, realizar a revisão dos metadados (title, abstract, keywords).

 

Editoria de Revisão de Metadados em Espanhol

  • Após a aprovação do artigo, realizar a revisão dos metadados (título, resumen, palabras clave).

 

Editoria de Capa, Marketing e Divulgação

  • Pensar, elaborar e criar as capas para todas as edições da RACB, incluindo números especiais;
  • Estar em constante contato com a equipe editorial da Seção para identificar os temas tratados nos números e edições;
  • Elaborar um plano de marketing com dias e temas que deverão ser postados nas redes sociais;
  • Elaborar artes de divulgação para redes sociais;
  • Divulgar as artes nas redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook e Linkedin, Linktree); 
  • Elaborar e divulgar artes de chamadas de trabalhos para todos os números, incluindo números especiais;
  • Realizar as campanhas de divulgação.

 

Editoria de Relacionamento

  • Criar um calendário com eventos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação;
  • Acompanhar os eventos científicos para divulgação do periódico;
  • Fazer contato com instituições e equipe organizadora de eventos para divulgação do periódico;
  • Acompanhar a publicação dos números especiais e realizar convites às Instituições de Ensino Superior e Programas de Pós-Graduação  da área do escopo da RACB e demais redes de relacionamento;
  • Criar e manter atualizada listas de e-mails para envio de chamadas para publicação ou notificações de novas publicações.

 

Editoria de Indexação

  • Manter atualizado o cadastro nas bases de dados em que a RACB está indexada;
  • Buscar a indexação da RACB em bases de dados, indexadores de métricas, indexadores de metadados e buscadores nacionais e internacionais;
  • Conferir e atualizar, se necessário, os metadados da RACB;
  • Indexar os artigos de cada volume e número publicado;
  • Registrar os artigos no Sistema DOI. 

 

Editoria de Tecnologia da Informação

  • Manter atualizado o layout da revista;
  • Adicionar/editar blocos de conteúdo estático conforme demanda;
  • Adicionar/configurar plugins;
  • Pensar e implementar soluções de responsividade e usabilidade;
  • Monitorar e manter o sistema da revista funcionando e com bom desempenho;
  • Auxiliar a equipe editorial de Capa, Marketing e Divulgação na implementação e exibição de conteúdos dentro do sistema da revista.

 

Da Análise das Candidaturas 

A Comissão do Processo de Seleção analisará os dados fornecidos no formulário online pelas pessoas candidatas, levando em consideração os requisitos estabelecidos neste edital como critérios para os cargos. Serão avaliados o interesse, a disponibilidade, o conhecimento em Editoração Científica e da Política Editorial da RACB, além da adequação aos cargos requeridos neste Edital.

 

Da Homologação e Divulgação da Equipe Editorial da RACB

A homologação das pessoas candidatas selecionados acontecerá no dia 21/04/2024, via e-mail da Secretaria ACB (secretaria@acbsc.org.br), site da ACB e site da RACB.

 

Da Posse da Equipe Editorial da RACB  

A posse dos membros da Equipe Editorial da RACB para a gestão 2024-2026 acontecerá no dia 24/04/2024, às 19 horas via Google Meet.  

 

Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Consultiva.  

Registre-se e publique-se.     

Florianópolis (SC), 9 de abril de 2024.

 

Caio de Amorim Costa Martins

Presidente da ACB
Gestão 2024-2026

 

David Matos Milhomens

Editor Gerente da RACB

Gestão 2024-2026

 

O documento original do Edital assinado está disponível no no link:

EDITAL 001/2024 - SELEÇÃO DA EQUIPE EDITORIAL DA REVISTA ACB - Retificado em 9 de abril de 2024