O ensino de representação temática da informação a distância: a experiência da universidade de Caxias do Sul – UCS <p> The thematic representation of education information distance: the experience of South University Caxias

Authors

  • João Paulo Borges da Silveira Universidade de Caxias do Sul - UCS e Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Abstract

O ensino de Biblioteconomia inicia no Brasil em 1915, com a primeira turma da Biblioteca Nacional com disciplinas de cunho humanístico. A partir dai surgiram outros cursos, como o do Instituto Mackenzie em 1929, seguindo a corrente norte-americana de cunho técnico e que já implantava em seu currículo disciplina de classificação bibliográfica. Os cursos de Biblioteconomia no país possuem currículo mínimo estipulado desde 1962. Desde então o ensino de Representação Temática da Informação e mais especificamente o ensino da Classificação Decimal de Dewey – CDD é conteúdo essencial e obrigatório para a formação de bacharéis em Biblioteconomia. Até 2013, todos os cursos de Biblioteconomia no Brasil eram na modalidade de ensino presencial, sendo a Universidade de Caxias do Sul – UCS a instituição a implantar o primeiro curso na modalidade a distância. O presente trabalho visa relatar a experiência da segunda oportunidade que a disciplina de Representação Temática I foi oferecida na educação a distância no país pela UCS, modalidade nova na Biblioteconomia brasileira e que tem ganhado novos alunos a cada ingresso, principalmente de estudantes que não conseguiam realizar o curso de forma presencial devido a distância dos grandes centros, onde os cursos em sua maioria são ofertados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

João Paulo Borges da Silveira, Universidade de Caxias do Sul - UCS e Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul - UCS e Bibliotecário da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural - UFPel; Especialista em Gestão em Arquivos - UFSM; Especialista em Educação - CBM; Bacharel em Biblioteconomia - FURG.

Published

2015-12-26

How to Cite

SILVEIRA, J. P. B. da. O ensino de representação temática da informação a distância: a experiência da universidade de Caxias do Sul – UCS <p> The thematic representation of education information distance: the experience of South University Caxias. Revista ACB, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 500–514, 2015. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1111. Acesso em: 28 sep. 2025.

Issue

Section

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina