Gestão do conhecimento e da informação nas Instituição de ensino superior brasileiras

Autores

  • Fabricio Ziviani ECI/UFMG
  • Rogerio Barros de Paiva IFSULDEMINAS
  • Adriano Barreto FASIPE
  • Helton Junio da Silva FUMEC
  • Presleyson Plinio de Lima FUMEC

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, gestão da informação, conhecimento, instituições de ensino superior, informação

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas de gestão do conhecimento em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Verificada a existência de uma lacuna em pesquisas que tratam da temática, foi elaborado um modelo teórico. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e de caráter exploratório. A coleta de dados foi realizada através questionário com 545 docentes de instituições de ensino superior de diversos estados do país.  Para análise dos dados foi utilizada a modelagem de equações estruturais, procurando avaliar a relação entre os constructos. Constatou-se que a efetividade na gestão do conhecimento esta diretamente relacionada com a gestão de documentos, gestão da informação e as ferramentas para a GC destacando-se o portal corporativo como uma relevante tecnologia para suportar as práticas de gestão do conhecimento.

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Publicado

15-05-2025

Como Citar

ZIVIANI, F.; PAIVA, R. B. de; BARRETO, A.; SILVA, H. J. da; LIMA, P. P. de. Gestão do conhecimento e da informação nas Instituição de ensino superior brasileiras. Revista ACB, Florianópolis, v. 30, n. 1, 2025. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/2157. Acesso em: 31 maio. 2025.

Edição

Seção

Relato de pesquisa