Bibliotecas escolares e salas de leitura como dispositivos fundamentais para o processo educacional
reflexões sobre o cenário brasileiro
Palavras-chave:
Escolas públicas, Biblioteca escolar, Comunidade educativa, Desenvolvimento educacional, Democratização da leituraResumo
O objetivo do artigo consiste em analisar como as escolas públicas brasileiras lidam com as bibliotecas e salas de leitura. Pensar nesta temática é fundamental para entender um pouco sobre o desenvolvimento educacional do Brasil, analisando-se espaços que contribuem para a formação de sujeitos críticos, espaços estes que são utilizados por crianças e jovens de escolas públicas. A metodologia de pesquisa é de natureza exploratório-descritiva, recorrendo-se a levantamentos bibliográficos sobre temas que envolvem as escolas públicas brasileiras, além da conceituação de bibliotecas escolares, salas de leitura e comunidade escolar, oferecendo exemplos em contexto brasileiro. Observa-se que as bibliotecas escolares e salas de leitura brasileiras, apesar de enfrentarem grandes problemas estruturais, são capazes de oferecer a democratização da leitura à comunidade escolar. Por outro lado, entende-se que a comunidade escolar deve apropriar-se mais dos espaços de leitura que são de seu direito, assim como deve se informar e exigir melhorias contínuas, para entender o verdadeiro valor destes locais.
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