Bibliotecas escolares e salas de leitura como dispositivos fundamentais para o processo educacional

reflexões sobre o cenário brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Escolas públicas, Biblioteca escolar, Comunidade educativa, Desenvolvimento educacional, Democratização da leitura

Resumo

O objetivo do artigo consiste em analisar como as escolas públicas brasileiras lidam com as bibliotecas e salas de leitura. Pensar nesta temática é fundamental para entender um pouco sobre o desenvolvimento educacional do Brasil, analisando-se espaços que contribuem para a formação de sujeitos críticos, espaços estes que são utilizados por crianças e jovens de escolas públicas. A metodologia de pesquisa é de natureza exploratório-descritiva, recorrendo-se a levantamentos bibliográficos sobre temas que envolvem as escolas públicas brasileiras, além da conceituação de bibliotecas escolares, salas de leitura e comunidade escolar, oferecendo exemplos em contexto brasileiro. Observa-se que as bibliotecas escolares e salas de leitura brasileiras, apesar de enfrentarem grandes problemas estruturais, são capazes de oferecer a democratização da leitura à comunidade escolar. Por outro lado, entende-se que a comunidade escolar deve apropriar-se mais dos espaços de leitura que são de seu direito, assim como deve se informar e exigir melhorias contínuas, para entender o verdadeiro valor destes locais.

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Biografia do Autor

Giovana Deliberali Maimone, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC- Campinas).Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Nicole Bonassi de Oliveira, Universidade de São Paulo

Graduanda em Biblioteconomia da Universidade de São Paulo.

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

Professor Livre-docente da Universidade de São Paulo.

Doutor em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Carlos III de Madrid. Pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidade do Porto. Pós-doutorado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Mestre em Engenharia de Produção. Mestre em Sciences Humaines et Sociales, mention Information et Communication, spécialité Gestion de L Information et de la Connaissance Documenta, Université Paul-Valéry Montpellier III - França. MBA em Data Science e Analytics. MBA em Marketing. Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, Pós-Graduação em Estratégia e Geopolítica. Master Domótica y Hogar Digital pela Universidad Politécnica de Madrid - Espanha

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Publicado

12-05-2025

Como Citar

MAIMONE, G. D.; BONASSI DE OLIVEIRA, N.; CARLOS PALETTA, F. Bibliotecas escolares e salas de leitura como dispositivos fundamentais para o processo educacional: reflexões sobre o cenário brasileiro . Revista ACB, Florianópolis, v. 29, n. 1, 2025. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/2148. Acesso em: 31 maio. 2025.