Uma biblioterografia de um flâneur docente

mapeamentos (po)éticos por uma escrita epistolar de uma experiência sensível de cuidado com o ser

Autores

Palavras-chave:

biblioterapia; mal-estar docente; método cartográfico; escrita epistolar; experiência sensível.

Resumo

O texto é uma experimentação, um mapa de afetos em que o autor num deslocamento de confluência, atravessado pelas diversas vozes que o compõe, apresenta a escrita de uma prática/pesquisa em biblioterapia. Provocações que misturam reflexões teóricas em meio a relatos, trechos de diário de bordo, literatura e imagem (artista Vidi Descaves) no curso de um processo formativo de professores.  Para isso, é influenciado pela pesquisa qualitativa, guiado pelas pistas do método cartográfico (Passos; Kastrup; Escóssia, 2015). Nesse sentido, tem como aposta o seguinte problema: Em que medida o encontro da biblioterapia por escrileituras com professores em sintomas de mal-estar docente pode reinventá-los? Em meio a ele, tem-se como objetivo geral: situar em linhas cartográficas a sintomática do mal-estar docente, propondo uma vivência em biblioterapia na produção de um encontro, de modo a potencializar nestes professores alteridade. Nessa feita, toma-se como bússola a ideia de escrileituras (Corazza et. al, 2014) para orientar o trabalho com a biblioterapia. Como pesquisa a ser narrada, aposta-se na escrita epistolar como modo potência para dar corpo aos contornos do vivido. Acredita-se que as escrileituras em diálogo com a biblioterapia tenha contribuído para o desenvolvimento de afetos na experiência vivida pelos interlocutores, tornando o estudo/prática num espaço-tempo habitado com desdobramentos para supor reflexões para o tema, sobretudo, para a construção de vivências com a biblioterapia. Ao final, atesta-se a biblioterapia pela ação prática como experiência de leitura e espaço de cuidado (Caldin, 2010), no qual o sujeito pode cuidar de si, do outro, escrever-se, inventar-se.

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Biografia do Autor

Lucas Veras de Andrade, Secretaria Municipal de Educação de Teresina.

Professor das Séries Iniciais da Educação Básica. Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Biblioteconomia e Ciência da Informação (GEPEBIC), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tem experiência em produções acadêmicas na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia na área de Formação de Leitores, Biblioteca Escolar, Biblioterapia associada a literatura infantil, cinema e música, Depósito Legal, assim como Estresse Ocupacional e Burnout em Bibliotecários. Na área de Pedagogia estudada específica para a Temática do Mal-Estar Docente.

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Publicado

24-05-2024

Como Citar

Andrade, L. V. de. (2024). Uma biblioterografia de um flâneur docente: mapeamentos (po)éticos por uma escrita epistolar de uma experiência sensível de cuidado com o ser. Revista ACB, 28(4), 1–26. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/2132