A mediação da leitura nas práticas extensionistas: o relato da experiência do Projeto Lapidar

Autores

Palavras-chave:

Mediação da leitura. Extensão universitária. Formação do mediador.

Resumo

A extensão universitária pode viabilizar o contato entre a universidade e a comunidade, fundamentada no exercício do ensino-aprendizagem, e fortalecer ações de mediação da leitura realizadas em ambientes que promovem a socialização, como as bibliotecas comunitárias, consideradas como um espaço de preservação da memória social. O objetivo desta pesquisa é mapear e analisar as ações voltadas à formação do mediador e de mediação da leitura realizadas pelo projeto de extensão Lapidar, da Universidade Federal da Bahia, no ambiente acadêmico e na Rede de Biblioteca Comunitária de Salvador/BA. Quanto à metodologia adotada, trata-se de um estudo de caso de caráter descritivo. Para a coleta de dados, adotou-se a técnica de observação direta sistemática, utilizando o formulário como instrumento de registro dos fatos observados. Entre os resultados obtidos, destaca-se a existência de redes de colaboração entre a universidade e a comunidade, que têm se fortalecido por meio das ações de mediação da leitura do Lapidar. Conclui-se que o Lapidar tem contribuído para formar os futuros mediadores da área da informação, honrando o compromisso da extensão universitária de formar profissionais capacitados e habilitados, ao colocá-los em cooperação direta com a comunidade externa e fazendo com que o conhecimento esteja a serviço do desenvolvimento social. Pode-se concluir, também, que as ações realizadas pela Biblioteca Comunitária foram fortalecidas por meio das ações extensionistas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Paixão de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA.

Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia

Profa. Titular do Instituto de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFBA. Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

12-07-2021

Como Citar

Jesus, I. P. de, & Gomes, H. F. (2021). A mediação da leitura nas práticas extensionistas: o relato da experiência do Projeto Lapidar. Revista ACB, 26(1), 1–19. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1785

Edição

Seção

Relato de experiência