O projeto de biblioterapia e humanização “Nem todo herói usa capa, alguns leem livros”: um relato de experiência na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON)

Autores

Palavras-chave:

Biblioterapia. Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas. Biblioteca do IFAM – Campus Manaus Zona Leste. Relato de experiência

Resumo

O relato de experiência descreve as atividades realizadas no projeto de biblioterapia e humanização “Nem todo herói usa capa, alguns leem livros”, promovido e idealizado pela Biblioteca Prof.ª Amélia de Souza Leal, do Instituto Federal do Amazonas – Campus Manaus Zona Leste, em parceria com a Biblioteca da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, em 2019 e início de 2020. O projeto de extensão e de humanização, baseado na prática da biblioterapia, foi aplicado em uma instituição de saúde pública especializada no tratamento de pacientes com câncer (adultos e crianças). Nesse relato, abordam-se os desafios e as vivências das atividades do projeto. Com base nas ações efetuadas, pôde se observar que a prática da biblioterapia foi desenvolvida de forma multidisciplinar, com a atuação de voluntários e profissionais de diversas áreas, não somente da Biblioteconomia. Infere-se que, por meio das experiências e vivencias relatadas sob a ótica do profissional bibliotecário e do voluntário-discente, o projeto conseguiu alcançar os seus objetivos, realizando ações de biblioterapia de forma voluntária sob uma perspectiva de colaboração social e interinstitucional, bem como cumpriu seu papel humanizador em relação aos pacientes e acompanhantes no FCECON.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Leonardo de Souza Fonseca, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bibliotecário-Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Carlos Lima da Silva Junior, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente em Biblioteconomia pela Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas. 

Downloads

Publicado

21-07-2021

Como Citar

Fonseca, D. L. de S., & Silva Junior, C. L. da. (2021). O projeto de biblioterapia e humanização “Nem todo herói usa capa, alguns leem livros”: um relato de experiência na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON). Revista ACB, 26(1), 1–14. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1774

Edição

Seção

Relato de experiência