O projeto de biblioterapia e humanização “Nem todo herói usa capa, alguns leem livros”: um relato de experiência na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON)

Diego Leonardo de Souza Fonseca, Carlos Lima da Silva Junior

Resumo


O relato de experiência descreve as atividades realizadas no projeto de biblioterapia e humanização “Nem todo herói usa capa, alguns leem livros”, promovido e idealizado pela Biblioteca Prof.ª Amélia de Souza Leal, do Instituto Federal do Amazonas – Campus Manaus Zona Leste, em parceria com a Biblioteca da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, em 2019 e início de 2020. O projeto de extensão e de humanização, baseado na prática da biblioterapia, foi aplicado em uma instituição de saúde pública especializada no tratamento de pacientes com câncer (adultos e crianças). Nesse relato, abordam-se os desafios e as vivências das atividades do projeto. Com base nas ações efetuadas, pôde se observar que a prática da biblioterapia foi desenvolvida de forma multidisciplinar, com a atuação de voluntários e profissionais de diversas áreas, não somente da Biblioteconomia. Infere-se que, por meio das experiências e vivencias relatadas sob a ótica do profissional bibliotecário e do voluntário-discente, o projeto conseguiu alcançar os seus objetivos, realizando ações de biblioterapia de forma voluntária sob uma perspectiva de colaboração social e interinstitucional, bem como cumpriu seu papel humanizador em relação aos pacientes e acompanhantes no FCECON.

Palavras-chave


Biblioterapia. Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas. Biblioteca do IFAM – Campus Manaus Zona Leste. Relato de experiência

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.