As práticas informacionais e os estudos contemporâneos sobre competência em informação

Autores

Palavras-chave:

Ciência da Informação. Competência. Competência Informacional. Práticas Informacionais

Resumo

Discute e relaciona a perspectiva das práticas informacionais com os estudos contemporâneos que se voltam às competências em informação. Para tanto, apresenta uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de práticas informacionais e competência em informação, com base nos paradigmas da Ciência da Informação e, posteriormente, destaca três pesquisas
empíricas que contemplam em seu escopo o esforço em aliar esses dois temas. Trata-se de uma pesquisa correlacional, de natureza qualitativa, com base em materiais já existentes sobre a temática. Constata que os estudos contemporâneos relacionados com as competências em informação utilizam a abordagem das práticas informacionais como uma alternativa frente às
abordagens tradicionais que se restringem tanto à dimensão dos padrões comportamentais quanto à dimensão das estruturas construtivistas no processo de desenvolvimento de competências em informação. Conclui que a relação interdependente entre práticas informacionais e competência em informação se configura como uma perspectiva promissora para os estudos que se voltam às questões da autonomia informacional em contextos – sociais, culturais, políticos, econômicos – complexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella Alves Melo, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação. Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas. Graduanda em Arquivologia. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia e Informação (GEPSI). Possuindo experiência profissional no ramo Editorial e de Design Gráfico. Áreas de interesse: Ciência da Informação, Práticas Informacionais, Competência Crítica em informação, Relações Públicas, Design Gráfico e Editorial, Marketing e cultura digital.

Paullini Mariele da Silva Rocha, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Mestre (2019) em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Interesse nas áreas de Comunicação e Ciência da Informação, com ênfase em Relações Públicas e Mídias digitais, Cibercultura, Relacionamento e Redes Sociais, Práticas Informacionais, Resiliência Informacional e Letramento Informacional.

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Para[iba

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde leciona, desenvolve e orienta pesquisas nas áreas da Sociologia e da Ciência da Informação, com ênfase em: Sociologia digital e da informação, Economia Política da Informação, Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação, Práticas Informacionais, Mediação, Acesso, Uso e Impactos da informação.

Fellipe Sá Brasileiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Comunicação Social pela UFPB. Pós-Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro (UA)/Portugal. Professor Adjunto do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB. Professor visitante no Departamento de Comunicação e Arte/UA/Portugal (2019-2020) pelo Programa PVEX da CAPES (2019). Colabora com o Grupo de Pesquisa eHealth and Wellbeing do DigiMedia/UA. Autor do livro "Resiliência informacional em redes sociais virtuais: práticas colaborativas, emoções e mobilidade". Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: práticas infocomunicacionais em ambientes digitais, regimes de informação, resiliência informacional, comunicação e informação em saúde.

Downloads

Publicado

12-07-2021

Como Citar

Melo, D. A., Rocha, P. M. da S., Alves, E. C., & Brasileiro, F. S. (2021). As práticas informacionais e os estudos contemporâneos sobre competência em informação. Revista ACB, 26(1), 1–19. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1755