Panorama da biblioteca escolar no Brasil: legislação e ações

Autores

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Ciência da Informação, Biblioteca Escolar,

Resumo

A biblioteca escolar é um lugar importante pelo seu potencial pedagógico, educacional, cultural e social. Todavia necessita da atuação de agentes sociais para promover conscientização sobre seu valor, além de desamarrar o entendimento de que tal espaço reduz-se a um mero depósito de livros ou algo similar. Tem como objetivo apontar um mapeamento acerca da trajetória das bibliotecas escolares no Brasil. Pesquisa descritiva de caráter qualitativo, de investigação bibliográfica e documental, busca analisar os referenciais teóricos e demais fontes relacionadas ao tema. Apresenta um levantamento das principais legislações e ações direcionadas a garantia da existência e do funcionamento destes espaços no ambiente escolar brasileiro. Evidencia a necessidade de conscientização por parte do poder público, do sistema educacional e da sociedade em geral, quanto a importância e atuação das bibliotecas escolares no fomento a missão das escolas na formação indivíduos aptos ao exercício da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Giordano de Souza Siqueira, Universidade Federal do Amazonas

Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Especialização em Docência do Ensino Superior. Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas.

Thais Lima Trindade, Universidade Federal do Amazonas

Mestrado em Ciências da Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal do Amazonas. Especialização em Gestão de Arquivos Empresariais. Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas.

Guilhermina de Melo Terra, Universidade Federal do Amazonas

Doutorado em Museologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia na Universidade Federal do Amazonas. Especialização em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas.

Phamela Lima Torres, Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares na Universidade Federal do Amazonas. Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

21-07-2021

Como Citar

Siqueira, T. G. de S., Trindade, T. L., Terra, G. de M., & Torres, P. L. (2021). Panorama da biblioteca escolar no Brasil: legislação e ações. Revista ACB, 26(1), 1–19. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1754