Hábitos de leitura em grupos do Facebook: percebendo modos de constituição

Bruna Daniele de Oliveira Silva, Jessica Beatriz Tolare, Everton da Silva Camillo

Resumo


A pesquisa partiu do pressuposto de que usuários da rede social Facebook organizados em grupos com temática de leitura problematizam hábitos de leitura e gostos de literatura nesse espaço virtual. Objetivou-se averiguar como se constituem os hábitos de leitura de membros de grupos específicos no tema da leitura na rede social Facebook. A abordagem da pesquisa é qualiquantitativa de caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados utilizou um questionário semiestruturado aplicado a 1.421 participantes. Os resultados mostraram a preferência pelo livro físico como predominante. Os leitores e leitoras têm preferência pela compra dos seus livros a tomá-los emprestados das bibliotecas. As bibliotecas são subutilizadas como equipamentos de informação. A amostra pesquisada aponta uma propensão maior a apenas desfrutar da literatura e não necessariamente produzir conteúdo relacionado a ela na web. O ambiente digital não representa uma ameaça, mas um horizonte para novas parcerias e iniciativas no tempo presente. Conclui-se que a construção dos hábitos de leitura nas pessoas vai além do interesse individual de cada um. E importam nesse processo os atores pedagógicos, as instituições formais e o Poder Público nas três esferas municipal, estadual, federal. Depois, considerou-se que a promoção da leitura não é algo de cunho salvacionista, mas uma ação que aponta caminhos para o progresso socioeconômico do país, e por isso deve ter espaço nas agendas formais de discussão no contexto do planejamento educativo e cultural local, estadual e nacional.


Palavras-chave


Hábitos de leitura - Facebook. Leitura - Interesses. Bibliotecas - Ambientes digital

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis (Brasil) - ISSN 1414-0594

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.