<i>Framework</i> GC@BU na Biblioteca Universitária da UFSC e os critérios de verificação do acervo

Autores

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Biblioteca Universitária. Acervo. Framework GC@BU.

Resumo

Objetiva descrever e apresentar os critérios de verificação resultantes da implantação do Framework GC@BU na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina, com ênfase no elemento “Conhecimento tradicional da biblioteca: acervo”, do Módulo de Recursos de Conhecimento, propondo melhorias quando necessário. A aplicação do Framework acontece por meio de reuniões da comissão interna, tendo como suporte uma planilha, em que são descritas as análises e ações para melhoria do indicador. Analisa 17 critérios de verificação referentes à fase de captura e/ou criação de conhecimento, cinco relacionados ao compartilhamento/disseminação e três à fase de aquisição/aplicação de conhecimento, tendo, a maior parte deles, a descrição de ações para melhorias que foram realizadas ou estão em fase de implantação. Conclui como melhorias para a biblioteca, com base na análise dos indicadores do elemento pesquisado, a retomada do bibliotecário por centro de ensino, na forma do serviço denominado BiblioCentros; a contratação do serviço de descoberta; e alguns ajustes dos conteúdos digitais junto à CAPES ou dos metadados locais. Destaca, ainda, o avanço por meio da criação de comissões, da formalização de serviços e da obrigatoriedade de submissão dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Rossi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Bibliotecária na Biblioteca Central da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Contatos: Campus Universitário, Acesso Trindade, Setor D - Trindade - Florianópolis/SC CEP: 88040-900, 48 3721-4589, tatiana.rossi@ufsc.br.

Marli Dias de Souza Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção. Professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Contatos: Campus Universitário, Acesso Trindade, Centro Ciências da Educação
Bloco B sala 105 - Trindade - Florianópolis/SC CEP: 88040-900, 48 3721-2234, marli.dias@ufsc.br.

Roberta Moraes de Bem, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Diretora da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Contatos: Campus Universitário, Acesso Trindade, Setor D - Trindade - Florianópolis/SC CEP: 88040-900, 48 3721-6459, roberta.bem@ufsc.br.

Eliane Rodrigues Mota Orelo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Bibliotecária aposentada da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Contatos: Campus Universitário, Acesso Trindade, Setor D - Trindade - Florianópolis/SC CEP: 88040-900, elianeorelo@gmail.com.

Igor Yure Ramos Matos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Infoermação na Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso. Bibliotecário da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Contatos: Campus Universitário, Acesso Trindade, Setor D - Trindade - Florianópolis/SC CEP: 88040-900, 48 3721-9502, igor.yure@ufsc.br.

Sigrid Karin Weiss, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bibliotecária chefe da Biblioteca Setorial de Ciências Jurídicas da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Contatos: Campus Universitário, Acesso Trindade, Setor D - Trindade - Florianópolis/SC CEP: 88040-900, 48 3721-9730, sigrid.k.weiss@ufsc.br.

Downloads

Publicado

12-07-2021

Como Citar

Rossi, T., Pinto, M. D. de S., Bem, R. M. de, Orelo, E. R. M., Matos, I. Y. R., & Weiss, S. K. (2021). <i>Framework</i> GC@BU na Biblioteca Universitária da UFSC e os critérios de verificação do acervo. Revista ACB, 26(1), 1–19. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1732

Edição

Seção

Relato de experiência