Paradigmas da biblioteconomia e ciência da informação: estudo de caso em uma unidade de informação especializada <p> Librarianship and information science paradigms: a case study in a specialized information unit

Autores

  • Diego de Castro Vieira UDESC
  • Julibio David Ardigo UDESC

Resumo

A temática central deste artigo volta-se a apresentação dos paradigmas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação,(CI) elucidados pela literatura, buscando identificá-los em uma Unidade de Informação (UI) especializada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, onde foi possível observar os pontos paradigmáticos da UI a partir dos paradigmas expostos à luz da literatura. Constatou-se que os principais paradigmas identificados na UI estão relacionados com a área da biblioteconomia, pois é uma área do conhecimento voltada essencialmente ao acervo, suporte e processo técnico. Por fim, são sugeridas ações de melhorias para a UI, com foco no interagente e práticas que auxiliem e agreguem valor ao negócio da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego de Castro Vieira, UDESC

Cursando Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação - UDESC. Especialista em Educação a Distância (2012) e MBA em Gestão de Projetos Financeiros (2011). Graduado em Administração (2008). Atualmente exerce a função de Analista de Gestão na área de Inteligência Estratégica da Federação das Indústrias do Estado de SC - FIESC, responsável pelo desenvolvimento de projetos estratégicos que contribuam para o fortalecimento da indústria catarinense. Atuou como Docente em cursos de pós-graduação (MBA) e graduação nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Relacionamento Interpessoal, Aprendizado Organizacional e Gestão Organizacional, além da Coordenação de Pós-graduação - MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnologia e MBA em Consultoria Empresarial. Experiência como Consultor na área de Gestão, Liderança, PCS, Avaliação de Desempenho, Pesquisa de Clima e Qualidade (Programa 5S s e ISO 9001:2008) no Núcleo de Gestão Empresarial do SENAI/SC em Florianópolis. Avaliador do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil 2010 e 2011), Prêmio Ser Humano (2012 e 2013) e do Prêmio Nacional da Qualidade PNQ ciclos 2012 e 2013.

Julibio David Ardigo, UDESC

Graduado em Engenharia Elétrica (1987), mestrado em Engenharia Elétrica (1994) e doutorado em Engenharia de Produção (2004) pela Universidade Federal de Santa Catarina, sempre com estudos focados em computação aplicada. Vínculo profissional: Professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC (40h). Foco de atuação: Tecnologia de Informação e Comunicação aplicadas a Administração, Engenharia e Educação, principalmente em infra-estrutura de tecnologia, e-Business, sistemas de ensino-aprendizagem, política de informatização e tecnologias da informação e comunicação.

Downloads

Publicado

06-04-2015

Como Citar

Vieira, D. de C., & Ardigo, J. D. (2015). Paradigmas da biblioteconomia e ciência da informação: estudo de caso em uma unidade de informação especializada <p> Librarianship and information science paradigms: a case study in a specialized information unit. Revista ACB, 20(1), 124–137. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/993

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina