Compartilhamento de informações e conhecimentos em biblioteca universitária: cooperação interbibliotecária em face das novas tecnologias <p> Information and knowledge sharing in university library: cooperation among libraries in face of new tecnologies

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gleice Pereira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
  • Suelen de Oliveira Campos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Palavras-chave:

Bibliotecas Universitárias, Novas tecnologias, Catalogação cooperativa, Comutação bibliográfica, Cooperação bibliotecária, Compartilhamento.

Resumo

As novas tecnologias proporcionam a configuração de novos cenários no contexto das Bibliotecas Universitárias (BUs), facilitando a integração sistêmica de diferentes unidades de informação. Esse fato desperta a consolidação de um trabalho interbibliotecário, abrangendo diferentes instâncias, o que promove a socialização de informação/conhecimento tanto em âmbito local quanto global. Assim, apresenta-se o compartilhamento de informações em uma BU, com vistas a facilitar e ampliar o acesso à informação conforme demandado pela comunidade usuária. Para tanto, realiza-se uma revisão na literatura, com vistas a proclamar diferentes discussões a respeito do poder das tecnologias no compartilhamento de informação entre diferentes BUs, rompendo-se as limitações espaciais e temporais. Após análise bibliográfica e discussões, realizou-se uma pesquisa em campo em uma BU, conduzida por meio da técnica de entrevista realizada a bibliotecários que atuam com maior intensidade em atividades interbibliotecárias, seja compartilhando informações (Catalogação Cooperativa), seja socializando conhecimento (setor de Comutação bibliográfica). Os resultados confirmam que o compartilhamento ou socialização de informação/conhecimento constitui uma das principais características da BU analisada nesta pesquisa, à qual utiliza do aparato tecnológico a fim de efetivar esse processo, tornando-se integrada a um contexto holisticamente dinâmico e colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Bibliotecário atuante no ramo da Consultoria Informacional. Professor do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Professora do Departamento de Biblioteconomia da UFES. Doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG.

Suelen de Oliveira Campos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Arquivista. Graduanda em Biblioteconomia pela UFES. Especialista em Gestão de Projetos.

Downloads

Publicado

10-08-2015

Como Citar

Santa Anna, J., Pereira, G., & Campos, S. de O. (2015). Compartilhamento de informações e conhecimentos em biblioteca universitária: cooperação interbibliotecária em face das novas tecnologias <p> Information and knowledge sharing in university library: cooperation among libraries in face of new tecnologies. Revista ACB, 20(2), 170–184. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/986