O bibliotecário em face das transformações sociais: de guardião a um profissional desinstitucionalizado <p> The librarian in face of social transformation: the guardian becomes an uninstitutionalized profesional

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Bibliotecas, Prática bibliotecária, Moderno profissional da informação, Agente de informação, Desinstitucionalização da informação.

Resumo

O artigo propõe reflexões acerca da evolução das competências, habilidades e atribuições do bibliotecário ao longo dos tempos, sobretudo no que se refere aos reflexos da sociedade contemporânea. A fim de atingir essa proposta, o estudo contextualiza a trajetória evolutiva das bibliotecas; apresenta as transformações oriundas com o uso das TICs; reflete as novas competências e habilidades do bibliotecário na atualidade; e, por fim, expõe os diferentes campos de atuação bibliotecária, enfatizando as práticas advindas com a prestação de serviços. Através de revisão de literatura em livros e artigos que enfoquem essa temática, bem como legislação que regulamenta o exercício profissional, concluiu-se que o bibliotecário contemporâneo deixa de ser um profissional que realiza unicamente processos técnicos e tradicionais na informação, para adquiri status de um Moderno Profissional da Informação, dotado de inúmeras competências que vão caracterizá-lo como um profissional diversificado e desinstitucionalizado. Com essa postura, desmistifica-se toda e qualquer especulação e previsão exagerada a respeito da extinção desse profissional em face dos desafios contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo

Bibliotecário atuante no ramo da Consultoria Informacional. Professor do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

06-04-2015

Como Citar

Santa Anna, J. (2015). O bibliotecário em face das transformações sociais: de guardião a um profissional desinstitucionalizado <p> The librarian in face of social transformation: the guardian becomes an uninstitutionalized profesional. Revista ACB, 20(1), 138–157. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/985

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina