A abordagem da informação jurídica e da jurisprudência em blogs: um estudo comparativo <p> The approach to legal information and jurisprudence in blogs: a comparative study between terms

Autores

  • Eliane Maria da Silva Jovanovich Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Inês Tomaél Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Informação Jurídica. Mídia Social. Jurisprudência. Blog

Resumo

A internet modificou a sociedade contemporânea, o ambiente virtual propiciou a interação social através das redes sociais midiáticas, as pessoas que compõem as redes se dispuseram a compartilhar informações e conhecimento. No Brasil essas redes sociais tornaram-se importantes instrumentos de comunicação. Diante do exposto, esta pesquisa objetiva fazer um estudo comparativo sobre como as informações jurídicas e as jurisprudências são tratadas nas mídias sociais, especificamente nos Blogs. Utilizou-se para a pesquisa a ferramenta Google Blogs. Os resultados obtidos confirmam que o termo jurisprudência, em blogs da área, tem maior pertinência do que a expressão informação jurídica.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Maria da Silva Jovanovich, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2013- ). Pós Graduada em Gestão Pública pelo Instituto Superior de Educação do Paraná (2009). Pós Graduada em Gerência de Unidades de Informação pela UEL (2002). Graduada em Biblioteconomia pela UEL em 1999. É Bibliotecária na Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Bibliotecária responsável pela Biblioteca Setorial do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos - BSEAAJ, biblioteca especializada na área jurídica. Trabalhou na Universidade Estadual de Maringá entre 2002 e 2006. De 2003 à 2006 atuou também como Bibliotecária da União de Faculdades Metropolitana de Maringá. Tem experiência em Organização e Tratamento da Informação, atuando em outros segmentos da área. Bibliotecária colaboradora na Catalogação da Publicação para algumas Editoras. Participa de Grupos de Trabalho, colaborando na organização do acervo de Literatura de Cordel do Sistema de Bibliotecas, Coordenou a Comissão de Acessibilidade do Sistema de Bibliotecas da UEL e participou como membro de Comissões do Sistema de Bibliotecas da UEL. Colaborou de 2011-2013 no Processo de implantação da Sala de Tecnologia Assistiva do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Universidade Estadual de Londrina. Participa do Grupo de Pesquisa "Redes de Conhecimento" 

Maria Inês Tomaél, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG).

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-doutora pela Fiocruz. Professora associada do Departamento de Ciência da Informação da UEL, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI).

Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa Redes de Conhecimento, no qual coordena o projeto de pesquisa “Compartilhamento da informação e do conhecimento no ambiente virtual: ações coletivas em redes sociais”.

Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase nos seguintes temas: Redes de Conhecimento, Compartilhamento da Informação e do conhecimento, Redes Sociais, Inovação e Fontes de Informação.

Downloads

Publicado

09-09-2014

Como Citar

Jovanovich, E. M. da S., & Tomaél, M. I. (2014). A abordagem da informação jurídica e da jurisprudência em blogs: um estudo comparativo <p> The approach to legal information and jurisprudence in blogs: a comparative study between terms. Revista ACB, 19(2), 151–162. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/981