Estágio: utopia ou realidade? A experiência da coordenação de estágio da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO <p> Pratica training: utopia or reality? The experience report of practical training coordination of the library science course at UNIRIO

Autores

  • Marilia Amaral Mendes Alves UNIRIO

Palavras-chave:

Biblioteconomia. Ciência da Informação. Estágio. Estágio supervisionado. Estágio curricular.

Resumo

Apresenta as reflexões da Coordenação de Estágio da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro sobre as questões relacionadas à realização, orientação, supervisão e coordenação dos estágios curriculares. Considera o papel pedagógico do estágio e sua importância na formação profissional e inserção no mercado de trabalho. Aborda o estágio na Escola de Biblioteconomia, sua inserção no Projeto Político Pedagógico da Escola. Relata sobre o trabalho da Coordenação de Estágio e  descreve as dificuldades enfrentadas pelos alunos. Questiona  a efetividade do estágio obrigatório enquanto instrumento pedagógico e de preparo para o exercício da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Amaral Mendes Alves, UNIRIO

Profa. do Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos;

Área de ensino: Ética  Profissional; outras áreas de especialização: Leitura, Práticas Leitoras,  Bibliotecas Públicas e Escolares

Coordenadora de Estágio da Escola de Biblioteconomia (bacharelado)

Downloads

Publicado

30-09-2012

Como Citar

Alves, M. A. M. (2012). Estágio: utopia ou realidade? A experiência da coordenação de estágio da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO <p> Pratica training: utopia or reality? The experience report of practical training coordination of the library science course at UNIRIO. Revista ACB, 18(1), 829–845. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/881

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina