Biblioteca municipal de Blumenau: experiências no incentivo à leitura e na captação de recursos <p> Blumenau's public library: experiences in reading incentive and fund-raisings

Autores

  • Sandra Cristina da Silva Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller

Palavras-chave:

Biblioteconomia. Ciência da informação. Biblioteca pública. Bibliotecário. Ação cultural. Políticas públicas de informação. Captação de recursos em bibliotecas.

Resumo

Quando existe atuação profissional em uma Biblioteca Pública, é fundamental acreditar no potencial dessa instituição em disseminar a informação na sociedade. É importante entendê-la como um dos espaços mediadores da informação pública, garantindo à população o direito ao conhecimento. É uma instituição também responsável pelo processo de educação e de formação do cidadão, especialmente àquele que já não frequenta mais a escola. Nesse sentido, busca-se divulgar as atividades de leitura e de ação cultural realizadas na Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller de Blumenau/SC, em especial os projetos culturais com recursos captados via Lei Rouanet (total R$283.000,00) com vistas a construir uma política pública de informação em longo prazo e a escapar de um cenário decadente em curto prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Cristina da Silva, Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller

Possui graduação em Biblioteconomia (2001) e Mestrado em Educação (2005), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 2005 é gerente da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller da Fundação Cultural de Blumenau. Experiência na área de ação cultural e projetos culturais (captação de recursos) em bibliotecas públicas. Atua nas áreas de educação, biblioteconomia, informação, cidadania, ação cultural em bibliotecas, catalogação, desenvolvimento de coleções, seleção/aquisição de acervos e gestão de projetos. Em 2009 passou a coordenar o Comitê Regional do Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura). Recentemente passou a atuar com maior ênfase no ambiente acadêmico/universitário através de workshops sobre metodologia da pesquisa. Atualmente também atua na Biblioteca Universitária da Faculdade SENAC de Blumenau.

Downloads

Publicado

11-09-2012

Como Citar

Silva, S. C. da. (2012). Biblioteca municipal de Blumenau: experiências no incentivo à leitura e na captação de recursos <p> Blumenau’s public library: experiences in reading incentive and fund-raisings. Revista ACB, 18(1), 658–675. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/873

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - Painel: Biblioteconomia em Santa Catarina