Gestão da Biblioteca Pública de Santa Catarina: planejamento, organização, liderança, controle e avaliação <p> Management of the Publica Library of Santa Catarina: planning, organization, leadership, control and evaluation

Autores

  • Carla Purcina de Campos Pereira UDESC
  • Delsi Fries Davok UDESC

Palavras-chave:

Bibliotecas Públicas – Gestão, Serviços Bibliotecários, Cultura Organizacional, Gestão de Bibliotecas.

Resumo

Relato de atividades relacionadas a projeto de extensão universitária, vinculado ao Programa “Biblioteca Pública de Santa Catarina: um Modelo de Gestão”, em desenvolvimento na Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC). O projeto consistiu da análise e do planejamento da estrutura e do funcionamento da BPSC, com foco na atual sociedade da informação, na qual as unidades de informação devem possibilitar serviços que aportem valor à informação que disponibilizam aos clientes. Nesse cenário, o Projeto proporcionou cursos, palestras e outros eventos de motivação e capacitação profissional aos servidores, estagiários, bolsistas e voluntários da BPSC, a fim de prepará-los para enfrentar o desafio de atender às demandas informacionais dos usuários da Instituição. Esses eventos, portanto, proporcionaram oportunidades para a equipe da Biblioteca desenvolver novas habilidades técnicas em serviços biblioteconômicos, como também para ela desenvolver competências e habilidades de gestão. Em linha com a incorporação de novos princípios e valores na cultura organizacional da BPSC, o Projeto concebeu a BPSC sob enfoque sistêmico, trabalhando com o conjunto de funções da administração, como o planejamento, a organização, a liderança, o controle e a avaliação. Além disso, a equipe do Projeto empregou técnicas de pesquisa-ação para aperfeiçoar os meios de funcionamento da Instituição e possibilitar o alcance dos objetivos do Programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Purcina de Campos Pereira, UDESC

Aluna do Curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos (SENAC). Bacharel em Biblioteconomia – Hab. Gestão da Informação (UDESC). Bibliotecária consultora do “Programa Biblioteca Pública de Santa Catarina: um Modelo de Gestão”. Bibliotecária participante da equipe executora do Projeto “Gestão da Biblioteca Pública de Santa Catarina: Planejamento, Organização, Liderança, Controle e Avaliação”.

Registro profissional: CRB 14/1202.

Delsi Fries Davok, UDESC

Doutora em Engenharia de Produção (UFSC). Mestre em administração (UFSC). Professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação (DBI/UDESC). Coordenadora do Programa de Extensão “Biblioteca Pública de Santa Catarina: um Modelo de Gestão” e do Projeto “Gestão da Biblioteca Pública de Santa Catarina: Planejamento, Organização, Liderança, Controle e Avaliação”.

Downloads

Publicado

08-09-2010

Como Citar

Pereira, C. P. de C., & Davok, D. F. (2010). Gestão da Biblioteca Pública de Santa Catarina: planejamento, organização, liderança, controle e avaliação <p> Management of the Publica Library of Santa Catarina: planning, organization, leadership, control and evaluation. Revista ACB, 16(1), 325–340. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/755