Desvelando a memorização no uso do portal de periódicos da CAPES <p> Disclosing the memorization in the use of the scientific journals portal CAPES

Autores

  • Luciana Ferreira da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Francisca Arruda Ramalho Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

memória, memorização, usuários da informação, estudos de usuários, usabilidade, Portal de Periódicos da CAPES

Resumo

Relata a pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB que traz à reflexão a memória enquanto substância essencial no processo informacional humano, desde a geração ao uso da informação. A partir do mito, apresentando a atualidade tecnológica informacional, identifica a consideração da memorização nos estudos de uso da informação nas perspectivas da Ciência da Informação e da Ciência da Computação. Apresenta os resultados da pesquisa que objetivou identificar o nível de facilidade de memorização do Portal de Periódicos da CAPES pelos seus usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Ferreira da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Ciência da Informação pela UFPB. Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Francisca Arruda Ramalho, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciências da Informação pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

15-09-2010

Como Citar

Costa, L. F. da, & Ramalho, F. A. (2010). Desvelando a memorização no uso do portal de periódicos da CAPES <p> Disclosing the memorization in the use of the scientific journals portal CAPES. Revista ACB, 15(2), 112–129. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/727

Edição

Seção

Relato de pesquisa