Abordagens das revistas brasileiras de ciência da informação e biblioteconomia a respeito do letramento informacional <p><i>Approach brazilian library and information science journals by information literacy p.145-158

Autores

  • Carolini da Rocha Estudante de Biblioteconomia - UFSC - Florianópolis - Brasil
  • Lilieudi Azevedo Estudante de Biblioteconomia - UFSC - Florianópolis - Brasil
  • Karla Peres Estudante de Biblioteconomia - UFSC - Florianópolis - Brasil
  • Marceli Pereira Andrade Estudante de Biblioteconomia - UFSC - Florianópolis - Brasil
  • Suzete Weiss Estudante de Biblioteconomia - UFSC - Florianópolis - Brasil

Palavras-chave:

Letramento Informacional, Bibliotecário - competências, Habilidade informacional, Information literacy, Librarian - competency, Information skill.

Resumo

Resumo::Reflexão a respeito do tema letramento informacional ou information literacy, referindo-se ao desenvolvimento de competências e habilidades para o domínio do crescente universo informacional da atualidade. Apresenta as abordagens das revistas brasileiras quanto ao tema e compara as definições dos autores e artigos pesquisados, bem como identifica qual as competências necessárias para atuar no “Letramento Informacional”. Apresenta dados analisados de artigos referentes ao tema e verifica a vinculação dos autores com a área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Conclui, com base nos artigos analisados, que com as mudanças tecnológicas tornou-se fundamentais que o usuário da informação tenha habilidades adequadas para trabalhar e utilizar esses recursos informacionais de forma precisa e eficaz e o bibliotecário pode ser um dos agentes importantes nesse processo. Abstract:: The reflection about the subject information literacy, referring it to the development of competency and skills to the growing domain of information. It presents the approach of Brazilian journals on the subject and compares the definitions of authors and researched articles, identifies which are the competencies needed to act in “Information Literacy”. Approach the data analyzed in all the referring articles to the subject and verifies the bond between authors and the Library Science and Information Science area. Infer, with base on the analyzed articles, that technological changes became basic that the user of the information has adjusted skills to work and to use these information resources, in a precise way and efficient. The librarian may be one of the important agents in this process.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolini da Rocha, Estudante de Biblioteconomia - UFSC - Florianópolis - Brasil

Estudante de Biblioteconomia - UFSC - Florianópolis - Brasil E-mail: carolinirocha@hotmail.com

Lilieudi Azevedo, Estudante de Biblioteconomia - UFSC - Florianópolis - Brasil

Estudante de Biblioteconomia - UFSC - Florianópolis - Brasil E-mail: lilieuidi@gmail.com

Karla Peres, Estudante de Biblioteconomia - UFSC - Florianópolis - Brasil

Estudante de Biblioteconomia - UFSC - Florianópolis - Brasil E-mail: karlapereskp@hotmail.com

Marceli Pereira Andrade, Estudante de Biblioteconomia - UFSC - Florianópolis - Brasil

Estudante de Biblioteconomia - UFSC - Florianópolis - Brasil E-mail: marceli_celi@gmail.com

Suzete Weiss, Estudante de Biblioteconomia - UFSC - Florianópolis - Brasil

Estudante de Biblioteconomia - UFSC - Florianópolis - Brasil E-mail: suzete_weiss@grad.ufsc.br

Downloads

Publicado

14-03-2008

Como Citar

Rocha, C. da, Azevedo, L., Peres, K., Andrade, M. P., & Weiss, S. (2008). Abordagens das revistas brasileiras de ciência da informação e biblioteconomia a respeito do letramento informacional <p><i>Approach brazilian library and information science journals by information literacy p.145-158. Revista ACB, 13(1), 145–158. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/544

Edição

Seção

Relato de pesquisa