Biblioterapia para a classe matutina de aceleração da Escola de Educação Básica Dom Jaime de Barros Câmara: relato de experiência <p><i>Bibliotherapy for the morning accelaration class at Dom Jaime de Barros Câmara Basic Education School: report <i> p. 10-17

Autores

  • Clarice Fortkamp Caldin UFSC

Palavras-chave:

Biblioterapia, Leitura- função terapêutica, Leitura

Resumo

Programa de leitura dirigida com finalidade terapêutica aos alunos da classe matutina de aceleração de escola pública. Objetivou-se proporcionar a catarse, a identificação e a introspecção por meio de textos literários que contemplassem o humor, facilitassem a socialização, estimulassem a criatividade e o diálogo, incentivassem a interpretação, aliviassem as tensões diárias e aumentassem a auto-estima dos alunos. Os resultados alcançados foram positivos pois a leitura dos textos ficcionais aliada às atividades lúdicas complementares fortaleceram o grupo e demonstraram que a biblioterapia é eficaz como pacificadora das emoções na sala de aula.

Abstract: Direct reading program with therapeutic finality to a morning acceleration classroom for students at a public school. The purpose was to use catarse, self identification and introspection through literacy texts that contemplated humor, get easier socialization, stimulated creativity and provoke dialog, encourage interpretation, help to relax diary tensions and increase the students self-esteem. The results shows positives, because reading texts fiction with entertainment activities help to got a stronger group and showed that bibliotherapy is efficacious as an emotions peacemaker at the classroom.

Keywords: Bibliotherapy; Reading- finality therapeutic; Reading.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Fortkamp Caldin, UFSC

Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Departamento de Ciência da Informação, no Centro de Ciências da Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

26-08-2005

Como Citar

Caldin, C. F. (2005). Biblioterapia para a classe matutina de aceleração da Escola de Educação Básica Dom Jaime de Barros Câmara: relato de experiência <p><i>Bibliotherapy for the morning accelaration class at Dom Jaime de Barros Câmara Basic Education School: report <i> p. 10-17. Revista ACB, 8(1), 10–17. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/401