A informação que alimenta o sagrado de cada dia

resenha

Autores

Resumo

A obra, Repensar o Sagrado: as tradições religiosas no Brasil e sua dimensão informacional, organizada por Diogo Jorge de Melo, Luane Bento dos Santos, Nathália Lima Romeiro e Thayron Rodrigues Rangel, aborda em dezenove capítulos temas de suma importância para discussão sobre as questões relacionadas às religiões e o sagrado que nos afeta a cada dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fatima Sousa de Oliveira Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora no Mestrado Profissional em Letras da UFRJ (ProfLetras). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ (PPGL), com Pós-doutoramento em Ciência da Informação pelo PPGCI/IBICT- UFRJ na Linha de Pesquisa "Comunicação, Organização e Gestão da Informação e do Conhecimento" no âmbito do Projeto de Pesquisa Organização e apropriação do conhecimento no âmbito pragmático-discursivo, sintático e cognitivo da linguagem. É vice-líder no Projeto de Pesquisa Organização do Conhecimento e Análise do Discurso nas Ciências, na área de Organização do Conhecimento da Ciência da Informação (CI). Desenvolve estudos em Polidez (Politeness) na Sociolinguística com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: EAD, educação a distância, tecnologias educacionais, polidez e linguística.e em temas voltados para as questões étnico-raciais, na Análise Crítica do Discurso. Atuou como Coordenadora do Curso de Biblioteconomia no período 2018-2021, com função de presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Membro da International Society for Knowledge Organization (ISKO) e Sócia efetiva da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3376-2418 (Texto informado pelo autor)

Prof. Thayron Rangel, IFRJ

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF), Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia, em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ), Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e em Biblioteconomia com ênfase em Memória Social pela mesma universidade. Atua como Técnico de Arquivo no IFRJ e como Professor do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Tem interesse no campo de Acesso e Acessibilidade em unidades de informação, Estudos de Usuário e Usos Informacionais e Gestão de Unidades de Informação. Possui ainda, interesse nas áreas e diálogos sobre informação, memória e formação profissional; aspectos políticos e da informação, com foco nos profissionais de informação, na áreas de Arquivologia e Biblioteconomia.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Barbosa, M. de F. S. de O., & Rangel, T. R. (2023). A informação que alimenta o sagrado de cada dia: resenha. Revista ACB, 28(1), 1–5. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/2069

Edição

Seção

Resenhas de livros/mídia