Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

Autores

Palavras-chave:

Letramento Informacional. Bibliotecas Públicas. Aprendizagem ao longo da vida.

Resumo

Introdução:O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a construção do conhecimento dos usuários no âmbito da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica acerca do letramento informacional, biblioteca pública e o papel educativo do bibliotecário, como forma de fundamentar as atividades realizadas. Objetivo: Investigar a atuação do bibliotecário como mediador no processo de leitura e apropriação da informação juntos aos usuários da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, de modo a caracterizar e avaliar as práticas no âmbito desta instituição. Metodologia: A pesquisa configura um estudo de caso com caráter exploratório, abordagem qualitativa e viés de pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas de coleta de dados foram observação participante e entrevista semiestruturada com a bibliotecária-chefe da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Resultados: Verificou-se a realização de variadas práticas de letramento informacional. Todavia, não se constatou ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação e planejamento das atividades referentes ao letramento informacional. Conclusão: Apesar das dificuldades, tais como, problemas nas instalações físicas e defasagem no quesito tecnológico, a Biblioteca busca prestar um atendimento de qualidade e facilitar o processo de aprendizagem dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Pinto, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fabiano Couto Corrêa da Silva, Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação/FABICO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Amanda Santos Witt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Garduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Áreas: Ciência da Informação e Ciência Aberta, subárea Ciência Cidadã. Bibliotecária-documentalista na UFRGS.

Downloads

Publicado

25-05-2023

Como Citar

Pinto, P., Silva, F. C. C. da, & Witt, A. S. (2023). Letramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Revista ACB, 28(1), 1–19. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1936

Edição

Seção

Relato de pesquisa