As políticas de gestão de documentos no Brasil e no mundo

Autores

Palavras-chave:

Arquivos, Políticas, Gestão de Documentos.

Resumo

As políticas de gestão de documentos são instrumentos que indicam os procedimentos centrais de criação, tramitação, uso, arquivamento, avaliação e eliminação. O objetivo do estudo é conhecer as políticas de gestão de documentos no Brasil e no mundo. Para tanto, é realizada pesquisa em bases de dados acadêmico-científicos nacionais e internacionais. Também é realizada pesquisa no Google em busca de políticas de gestão de documentos. Os resultados mostram como o tema é abordado nacional e internacionalmente. Revelam que é tema de pesquisa mais recorrente no Brasil do que no exterior. As políticas recuperadas são organizadas em quadros que mostram os sumários de cada política. Conclui que as políticas de gestão de documentos internacionais são mais simples, objetivas e diretas que às políticas nacionais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Foresti

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2021). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). Bacharel em Biblioteconomia UFSC (2006). Possui larga experiência na área de Arquivologia. Programador e web designer. Possui trabalhos em gestão da informação e conhecimento.

Gregório Varvakis, UFSC

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Depto de Engenharia do Conhecimento atuando no ensino da graduação ( Engenharias e Ciência da Informação ) e nos programas de Pógraduação de Engenharia e gestão do conhecimento e Ciencia da Informação . Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão de Processos, Gestão do Conhecimento e Gestão de Organizações de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, gestão do conhecimento, produtividade, melhoria contínua, tecnologia de informação e fluxo informacional.

Marina Garcia da Silva Pereira, CONFEA

Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília (2011). Analista/Arquivista do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea desde 2012. Mestre em Ciência da Informação (2018) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília e membro do grupo de pesquisa "Fundamentos Históricos, Epistemológicos e Teóricos da Arquivologia - FHETA".

Jairo Barbosa de Abreu

Estudante de Arquivologia pela UFSC.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

Foresti, F., Varvakis, G., Pereira, M. G. da S., & Abreu, J. B. de. (2023). As políticas de gestão de documentos no Brasil e no mundo. Revista ACB, 28(1), 1–26. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1930