Libras na BU

uma proposta de biblioteca bilíngue por meio de um programa de extensão

Autores

  • Patrícia Muccini Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-3743-3304
  • Emmanuel Fritz Neves Universidade de Brasília
  • Nicolas Brukiewa Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adriano Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Clarissa Kellermann de Moraes Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Acessibilidade informacional. Acessibilidade linguística. Mediação da informação. Língua Brasileira de Sinais. Biblioteca universitária.

Resumo

Este artigo apresenta a narrativa do grupo atuante em uma proposta de biblioteca bilíngue, que objetiva a promoção de acessibilidade informacional e linguística aos interagentes surdos sinalizantes. Trata-se da experiência vivenciada na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC), por meio da criação do programa de extensão denominado “Libras na BU”. Neste relato são apresentadas as ideias fundantes dessa proposta, as estratégias escolhidas para desenvolvê-la e os seus impactos preliminares.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Muccini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC);  Pedagoga na Universidade Federal de Santa Catarina desde 2010, atuando principalmente nos seguintes temas: Pessoa com Deficiência, acessibilidade, formação de professores e técnicos da educação.

Emmanuel Fritz Neves, Universidade de Brasília

Graduando em Letras Português e respectiva literatura (licenciatura) na Universidade de Brasília

Nicolas Brukiewa Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina

Adriano Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI - 2006) e especialista em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais pela Faculdade Dom Bosco (UNIESC - 2013). É servidor técnico-administrativo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (UFSC). 

Clarissa Kellermann de Moraes, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é Bibliotecária-Documentalista na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Métodos Quantitativos. Bibliometria

 

Downloads

Publicado

12-09-2023

Como Citar

Muccini, P., Neves, E. F., Rodrigues, N. B., Gonçalves, A., & de Moraes, C. K. (2023). Libras na BU: uma proposta de biblioteca bilíngue por meio de um programa de extensão. Revista ACB, 28(1), 1–15. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1920