Plataformas de metadados editoriais: gestão de dados no mercado de livros e atuação do bibliotecário

Autores

Palavras-chave:

ciência da informação, biblioteconomia, plataformas de metadados editoriais, mercado editorial, atuação profissional.

Resumo

O artigo aborda as plataformas de metadados editoriais, ambientes virtuais que atuam com intuito de centralizar os metadados editoriais em uma interface única, proporcionando a melhora da visibilidade dos produtos do mercado editorial e aumento das vendas. Esse tema ainda é recente na literatura e há menos de dez anos as plataformas estão presentes no cenário do comércio de livros brasileiro. O objetivo do trabalho é apresentar as principais características de duas plataformas de gestão de metadados editoriais que atuam no Brasil (Metabooks e MercadoEditorial.org) e trazer os primeiros apontamentos para esse serviço e sua relevância para o mercado livreiro, as bibliotecas, os autores e os bibliotecários. Possui como objetivo específico realizar apontamentos sobre a atuação do bibliotecário nas plataformas de metadados. Para o desenvolvimento do artigo foram realizadas pesquisas documentais e literárias e aplicada uma entrevista por e-mail a uma bibliotecária que atua em uma plataforma de metadados editoriais. Conclui-se que as plataformas contribuem com o mercado editorial, proporcionando um novo diálogo, no qual editoras e livrarias possuem os metadados de seus títulos qualificados, padronizados e inseridos em uma única interface, e que as plataformas são ambientes de atuação do bibliotecário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Feijão de Figueiredo, Professora adjunta do Departamento de Processos Técnico-Documentais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI-IBIBC/UFRJ-ECo). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

23-06-2022

Como Citar

Rocha, I. G. da, & Figueiredo, M. F. de. (2022). Plataformas de metadados editoriais: gestão de dados no mercado de livros e atuação do bibliotecário. Revista ACB, 27(1), 1–15. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1865