Experiências no Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha: relato de estágio reflexivo, múltiplas vivências arquivísticas

Autores

  • Marcelo Calderari Miguel Universidade de Federal do Espírito Santo - Ufes, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Campus Goiabeiras, Vitória, ES 29075-910. https://orcid.org/0000-0002-7876-9392
  • Marcello França Furtado Universidade de Federal do Espírito Santo - Ufes, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Campus Goiabeiras, Vitória, ES 29075-910. https://orcid.org/0000-0002-3521-811X
  • Luiz Carlos da Silva Universidade Federal do Espírito Santo. Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910 https://arquivologia.ufes.br/luiz-carlos-da-silva https://orcid.org/0000-0002-1443-5879

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Estágio obrigatório, Relato de experiência, Formação profissional curricular, Diagnóstico arquivístico.

Resumo

Trata-se de um relatório de estágio supervisionado do curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), cujas atividades foram desenvolvidas no âmbito do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha – Casa da Memória (IHGVV), localizado no Município de Vila Velha/ES. Este trabalho tem como objetivo geral descrever as práticas, atividades e experiências alcançadas no decorrer do estágio supervisionado no decorrer do segundo semestre da Ufes 2021/2022, totalizando 108h/aula. Os objetivos específicos consistem em: i) realizar um diagnóstico do acervo documental da instituição; ii) apresentar as atividades desenvolvidas no referido estágio; e iii) propor soluções para os problemas identificados. Aborda-se a importância dos estágios para obtenção de experiência e aplicação das teorias e técnicas apresentadas em sala de aula, grupos de pesquisa, extensão universitária e laboratórios do departamento de arquivologia. Verifica-se nesse período de quatro meses que o acervo do IHGVV necessita da parceria de profissionais capacitados, e formados na área de arquivologia, para dar continuidade ao trabalho iniciado nesse estágio. Destarte, o aprendizado adquirido com a experiência de estágio, ressalta a importância desta atividade para desenvolver as habilidades dos discentes, ligando teoria à prática.

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Biografia do Autor

Marcelo Calderari Miguel, Universidade de Federal do Espírito Santo - Ufes, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Campus Goiabeiras, Vitória, ES 29075-910.

Bibliotecário e Administrador pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFES) - Linha 2 - Memória, Representação e Informação; Especialista em Educação Científica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq - DGP Reg. Nº: 8448/2017) Tabularium - Políticas de Arquivos: Observatório no Estado do Espírito Santo; desenvolvendo estudos empíricos e teóricos quanto à política, gestão, memória, patrimônio e preservação de documentos arquivísticos no Estado do Espírito Santo, nos variados suportes, nos arquivos públicos e privados.

Marcello França Furtado, Universidade de Federal do Espírito Santo - Ufes, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Campus Goiabeiras, Vitória, ES 29075-910.

Mestre em História, possui Bacharelado em Arquivologia e Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuou como pesquisador vinculado ao Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), na cidade de Santa Teresa-ES, onde foi responsável pela elaboração do sistema de organização do acervo pessoal de Augusto Ruschi, ambientalista e referência mundial em pesquisas com beija-flores. Também desenvolveu pesquisas historiográficas junto à Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU), em Vitória-ES. Durante o período de 2010 a 2016 atuou junto aos Conselhos Universitário; de Pesquisa, Ensino e Extensão; e Curadores da UFES. Participou como membro na Comissão da Verdade da UFES (2015-2016). Através da Portaria 2465/GR/2016 exerceu a função de representante na Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFES junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atualmente possui suas principais atividades de pesquisa vinculados aos temas: arquivos históricos; arquivos pessoais; acervos de arte; e acervos fotográficos, com ênfase principal no período do Regime Militar no Brasil (1964-1985).

Luiz Carlos da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo. Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910 https://arquivologia.ufes.br/luiz-carlos-da-silva

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Professor Adjunto e Coordenador do Departamento de Arquivologia da UFES e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFES. Participa do grupo de pesquisa denominado Tabularium atuando como vice coordenador. Coordena o Núcleo de Preservação da Informação (NUPI) instalado no Laboratório de Preservação e Pesquisa de Documentos Arquivísticos e Bibliográficos - LPPDAB. Pesquisa os temas: memória institucional; patrimônio documental; preservação, conservação e restauração de documentos; políticas públicas em Arquivologia, funções arquivísticas, políticas de informação, informação e memória e Ciência da Informação.

 http://lattes.cnpq.br/2553964864422495 luizarquivologia@gmail.com 

Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), doutor em Ciência da Informação (2019), UFMG. E-mail: luizarquivologia@gmail.com

 Luiz Carlos da Silva

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Publicado

23-06-2022

Como Citar

Miguel, M. C., Furtado, M. F., & Silva, L. C. da. (2022). Experiências no Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha: relato de estágio reflexivo, múltiplas vivências arquivísticas. Revista ACB, 27(1), 1–15. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1856

Edição

Seção

Relato de experiência