Classificação da literatura erótica nos catálogos de bibliotecas das IFEs no Ceará

Autores

Palavras-chave:

Literatura erótica. Classificação da literatura erótica. Bibliotecas universitárias

Resumo

Apresenta discussões a partir do método dialético e partindo para a pesquisa de natureza exploratória com levantamento de questões pertinentes sobre a literatura erótica nos catálogos online das bibliotecas das quatro instituições federais de ensino superior no Ceará: Universidade Federal do Ceará, da Universidade Federal do Cariri, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Objetiva identificar as notações científicas de obras escolhidas e buscadas no acervo disponível sobre a temática, bem como relacionar de que forma essas obras são recuperadas nos catálogos. Os resultados apontam um número considerável de divergências na classificação utilizada no acervo dessas instituições, com todas utilizando a CDD (Classificação Decimal de Dewey). Os cruzamentos de dados dos termos utilizados na pesquisa obtidos no levantamento bibliográfico/documental com análise de conteúdo suscitam algumas questões, por exemplo, sobre a ampla falta de uso de termos para a pesquisa e acesso direto as obras, como literatura erótica e erotismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Leandro Castro Lopes, Instituto Federal do Ceará

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Concluiu Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Hoje, mestre em Pós-Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (2020). Atua principalmente nos seguintes temas: Biblioteca pública, cultura, educação, representação da informação e Biblioteconomia. 

Gracy Kelli Martins, Universidade Federal da Paraíba

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? Marília/SP, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente é professora adjunta no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba - PB; Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Biblioteconomia (UFCA) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFPB). Atua nas áreas de Organização e Representação da Informação/ Conhecimento; Fundamentos teóricos e Memória em Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

18-05-2022

Como Citar

Lopes, F. L. C., & Martins, G. K. (2022). Classificação da literatura erótica nos catálogos de bibliotecas das IFEs no Ceará. Revista ACB, 27(1), 1–16. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1855

Edição

Seção

Relato de pesquisa