Histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo à leitura: Um estudo de caso sobre a gibiteca da Biblioteca Pública Arthur Vianna em Belém do Pará
Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos, gibiteca, incentivo a leitura, biblioteca publica Arthur ViannaResumo
Estudo sobre as histórias em quadrinhos como suporte informacional de incentivo à leitura no Brasil, tendo por objetivo geral demonstrar a importância das histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo à leitura no contexto das gibitecas, e como objetivos específicos: a) analisar adaptações literárias às HQs que propiciam o despertar do pensamento crítico, aproximando o leitor com a obra original; b) discutir sobre o papel das gibitecas como atividade à promoção do incentivo à leitura; c) avaliar de que forma a gibiteca da Biblioteca Pública Arthur Vianna no ano de 2019, contribuiu no incentivo à leitura. Utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica, explicativa, descritiva, além de ser um estudo de caso, a análise de dados ocorreu por meio de coleta documental, em relatórios mensais de públicos e atividades desenvolvidas na gibiteca, histórico etc., seguindo as etapas: de pré-analise, exploração do material e o tratamento dos dados. Constatou-se que as histórias em quadrinhos tem importante papel no que diz respeito ao incentivo à leitura no Brasil, considerando que na gibiteca da Biblioteca Pública Arthur Vianna em Belém do Pará tem sido amplamente importante nesse contexto, pois desenvolve atividades que corroboram com essa ideia, e faz isso por meio de realização de eventos, recebendo visitas de instituições e individuais, e disponibilizando estrutura e acervo acessíveis que possibilitaram conforto e comodidade aos seus usuários. Concluiu-se, portanto nessa pesquisa que as histórias em quadrinhos no contexto das gibitecas, quando bem gerenciadas em suas atividades, podem ser usadas como uma ferramenta adicional no universo do incentivo à leitura nesse País.
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