Preservação documental das partituras manuscritas de frevo da Banda Capitão Zuzinha de Pernambuco

Autores

Palavras-chave:

Conservação. Frevo. Partitura. Preservação. Restauração.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados do projeto de salvaguarda das partituras manuscritas de frevo do século XX e XXI da Banda Capitão Zuzinha de Pernambuco. O trabalho encontra sua justificativa na possibilidade de preservar as informações e os documentos, capacitar recursos humanos e disseminar a memória patrimonial, tanto no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco, quanto de instituições nacionais e internacionais. Foram realizadas ações de inventário, higienização, pequenos restauros e acondicionamento das partituras. Os documentos foram cedidos pela Polícia Militar de Pernambuco para serem custodiadas pelo Memorial Denis Bernardes na Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco. Foram estabilizadas para pesquisa do público 8.913 documentos organizados em 612 arranjos musicais. O projeto aconteceu, no MDB, entre 10 de abril de 2018 e 30 de outubro de 2018, sob a coordenação do então Grupo de CoPesquisa Imago e Humanidades Digitais, em parceria com a extinta empresa 3Ecologias Inovação e Pesquisa LTDA, o Cultural Emergency Response do Prince Claus Fund e a o Memorial Denis Bernardes e a Whiting Foundation. A conclusão do projeto evidencia que uma articulação em rede e colaborativa interinstitucional é uma solução positiva e exequível diante dos desafios impostos pelas ações de memorícído recorrentes no território brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego A. Salcedo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Comunicação. Professor no Dep. de Ciência da Informação da UFPE. Coordenador do Grupo de Pesquisa METIC.

Kezia de Lira Feitosa, UFPE

Bibliotecária. Mestre em Ciência da Bibliotecária pela UFPE. Professora Substituta no Dep. de Ciência da Informação da UFPE. Grupo METIC.

Eline Isobel Souza, Faculdade Metropolitana da Grande Recife

Bacharel em Biblioteconomia pela UFPE. Bibliotecária da Faculdade Metropolitana da Grande Recife. Especialista em Conservação de Papel. Grupo METIC.

Danielle Alves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Arquivista.  Historiadora. Especialista em Conservação e Restauro de papel. Professora no Dep. de Ciência da Informação da UFPB. Doutoranda em Ciência da Informação na UFPB. Grupo METIC.

Downloads

Publicado

19-04-2022

Como Citar

Salcedo, D. A., Feitosa, K. de L., Souza, E. I., & Oliveira, D. A. de. (2022). Preservação documental das partituras manuscritas de frevo da Banda Capitão Zuzinha de Pernambuco. Revista ACB, 27(1), 1–16. Recuperado de https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1808